quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Soulful Christmas



Sei que parece um pouco previsível – “Ok, estamos no Natal, logo, ela tinha que fazer um post sobre o Natal.”

Na verdade nem sequer era essa a minha ideia… Até tinha acordado comigo mesma que não iria escrever um post sobre o Natal! Isto porque, embora adore esta época, este ano não sei porquê o meu espírito Natalício não está lá muito famoso. 

Contudo, a história deste post é idêntica à história da minha árvore de Natal! Passo a explicar. Este ano, dado o meu fraco entusiasmo Natalício, não estava com grande vontade de fazer a minha árvore de Natal. Todavia, a Sra. Dona minha mãe lá me convenceu do contrário e agora aqui estou eu, olhando para ela, com as luzinhas douradas a piscar, cintilando no escuro da minha sala. Devo confessar que, embora reticente ao início, a verdade é que agora aprecio a sua companhia e o aconchego e calor que ela me traz.

Pois bem, em relação a este post passou-se exactamente a mesma coisa! Não ia escrevê-lo mas, a certa altura pensei - “Porque não pesquisar algumas músicas?” (apenas por curiosidade). 
De seguida (ainda curiosa), pensei novamente - “Então e se agora pesquisasse também alguns artistas?”.
Por fim (satisfeita a curiosidade), após ter cerca de 20 novos vídeos adicionados na minha playlist do youtube, apercebi-me com uma certa alegria que muitos dos meus ídolos deram a sua voz para celebrar esta quadra festiva. 

Animou-me perceber que também podemos celebrar o Natal ao som dos mais variados ritmos – Soul, Jazz, Blues ou até mesmo Funk… Enfim, percebi que tinha vontade de escrever este post e decidi que, no matter what, I'll be groovin' at Christmas time! ;)




Em 1968 James Brown lança um álbum dedicado ao Natal, cujo nome não poderia ser outro a não ser - Funky Christmas. James celebra o Natal neste disco de forma divertida e descontraída, interpretando num registo bem funky alguns temas clássicos desta época Natalícia e outros, não tão clássicos, como Santa Claus Go Straight to the Ghetto.

No mesmo ano, outra grande voz do Soul dá música àquele Natal. Falo de Otis Redding e do seu single póstumo White Christmas, lançado aproximadamente um ano após a sua fatídica morte em Dezembro de 1967.




Não podemos também esquecer da nossa querida Lady Soul – Aretha Franklin - também ela prestou a sua homenagem ao Natal com este Kissing by the Mistletoe, editado em 1961.




Donny Hathaway, para quem desconhece, é também um dos meus cantores de Soul preferidos. O que eu não sabia era que o mesmo foi o co-autor e intérprete do clássico This Christmas, lançado em 1970 e desde então utilizado nos mais variados filmes e anúncios televisivos bem como, alvo dos mais variados covers por nomes como Diana Ross, Aretha Franklin, The Temptations ou Stevie Wonder.




E já que falamos de Stevie Wonder, também ele deu o seu toque único e inconfundível ao Natal, com este fantástico What Christmas Means To Me.




Este e outros temas fazem parte da compilação lançada em 1973 pela editora Motown, a qual reúne um conjunto de canções de Natal interpretadas pelas suas estrelas de então, como eram The Supremes, Smokey Robinson, The Tempations ou The Jackson 5.




Por fim, a versão Blues do Natal chega-nos em 1979, com esta magnífica interpretação ao vivo de Merry Christmas, Baby pelo brilhante Ray Charles, aquando da sua performance no Monastério de Ettal (Alemanha).




Embora os clássicos permaneçam sempre, hoje em dia os ritmos que enfeitam o nosso Natal são outros. Mais contemporâneos, com sonoridades mais Pop, ajustadas aos nossos tempos. Temas como Last Christmas dos Wham ou All I Want for Christmas de Mariah Carey tornaram-se hits incontornáveis. Não vou expo-los aqui uma vez que, vocês já estão cansados de ouvi-los. Prefiro antes deixar esta divertida versão do All I Want for Christmas na qual Jimmy Fallon e os The Roots se juntam à Mariah.




E com a Mariah Carey continuamos (de facto, ela tem jeito para cantar músicas de Natal!), desta vez acompanhada por outra voz maravilhosa, a de John Legend!




O próprio John Legend possui um álbum editado em 2006 dedicado ao Natal (The John Legend Collection - NBC Sounds of the Season - Holiday Song), no qual podemos deliciar-nos com temas como este Winter Wonderland.




Por fim, e para espalhar ainda mais o espírito Natalício dentro de mim, quem é que eu encontro?? Estes dois senhores – José James e Mayer Hawthorne!
Ambos um prazer para os meus ouvidos.
Ambos e apenas um piano tornam-se mais do que suficientes para aquecer qualquer ambiente.






Bem, espero ter fomentado também em vós o espírito Natalício! Em todo o caso, sempre ficam com uma bela playlist Natal! ;)

Creio que o meu espírito Natalício ainda não se activou por completo porque ainda não me encontro junto da minha família. Penso que assim que isso aconteça, será automático!

Todos os anos é a mesma história, mas acontece que a cada ano que passa e à medida que vou envelhecendo, apercebo-me cada vez mais do verdadeiro significado destes momentos. Numa idade em que já não ligo a presentes (que era a grande excitação enquanto era criança), em que aliás quase que prefiro dá-los que recebê-los, aquilo que realmente me importa e me interessa é estar junto daqueles que mais amo. É regressar às origens, ao aconchego do lar, às recordações de infância.

É por isso que, embora saiba que eles não o irão ler, dedico este post às pessoas mais importantes da minha vida e com as quais estou ansiosa por estar neste Natal – os meus pais.



Aproveito também para vos desejar um feliz, quentinho e doce Natal! Seja com os vossos pais, filhos, irmãos, tios, avós, amigos, namorados, etc. O importante é estarem junto daqueles que amam.

Peace and have yourself a merry (and groovy) little Christmas!! ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário