sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Quantic & Alice Russell




Na outra noite estava eu no Musicbox, prestes a assistir a mais um concerto dos Cais Sodré Funk Connection e, em conversa com uma amiga, recordei um concerto bem animado que também presenciei lá no Verão passado e o qual aqui não foi falado. 

Foi um concerto caloroso, colorido, ideal para uma noite de Verão, liderado por uma cantora que aprecio bastante – Alice Russell.




Contudo, não se tratou de um concerto de Alice Russell enquanto cantora a solo, mas sim enquanto cantora convidada do mais recente projecto de Quantic e o seu Combo Bárbaro. 

Bem, mas vamos por partes. 

Primeiro, quem é Alice Russell? 
Depois, quem são Quantic e os Combo Bárbaro?
E por fim, o que fazem os três juntos?

Para explicar-vos é melhor fazermos uma viagem….
Vamos dar um saltinho primeiro a Inglaterra e de seguida partimos para a Colômbia! Parece-vos bem?
So let’s go!



Conheci esta cantora (como tantas outras), através do meu programa de rádio de eleição, o M.
Naquele fim de tarde lembro-me que vinha  a conduzir do Algarve e, a meio do programa, passou esta música.
Adorei de imediato a voz forte e com personalidade de Alice, e não tive outro remédio senão investigar esta cantora! 

Assim sendo, descobri que é Inglesa, tem 37 anos, é filha de pai organista e desde cedo se dedicou à música, tendo aulas de canto, fazendo parte de coros e exercendo os seus estudos nessa área.
Russell é uma cantora Soul, mas com as mais variadas influencias que vão desde a música Clássica ao Gospel, passando pelo R&B. Nomes como Aretha Franklin, Stevie Wonder, Chaka Khan ou Jill Scott inspiraram-na no seu percurso. 

Além de singles, remixes e colaborações com diversos artistas como Massive Attack, The Roots, Roy Ayers ou De La Soul, Alice conta com 4 álbuns editados sendo que, o seu último denominado “Port of Gold” (2008) é o meu preferido. Talvez porque tem uma forte essência Soul, penso que foi o seu trabalho até agora melhor concebido. A voz forte de Alice é de facto a sua melhor arma, conferindo ao álbum personalidade e ritmo. 

A juntar ao já apresentado “Hurry On Now” destaco outros dois temas – primeiro o groovy “Let Us Be Loving” e de seguida, o tema que lhe trouxe mais sucesso neste trabalho, o seu fantástico cover de Gnarls Barkley – “Crazy”.
Para apresentar-vos estes temas escolhi dois vídeos gravados na Union Chapel de Londres por forma a que, além de compreenderem a imponência de Alice Russell e da sua voz, possam também saborear o toque Gospel que ela tão bem sabe colocar nas suas canções.






Actualmente, Alice encontra-se a finalizar o seu próximo álbum - "To Dust", a ser lançado agora em 2013 e do qual já podemos ouvir o seu primeiro single "Heartbreaker" (tema que abriu este post).

Todavia, o que me levou essencialmente a escrever este post foi a sua participação no projecto de Quantic & his Combo Bárbaro – “Look Around the Corner”.
 



Will Holland, mais conhecido por Quantic, é um famoso DJ, músico e produtor Inglês a residir actualmente na Colômbia. Quantic tem trabalhado com inúmeros artistas ao longo dos últimos 10 anos e conta com projectos reconhecidos na sua bagagem, como é caso de “The Quantic Soul Orchestra” ou “The Limp Twins”. A sua música tem uma essência Soul e Jazz, na qual é incorporada uma componente electrónica e outros elementos como a Salsa, a Bossa Nova ou o Reggae.

"Quantic and his Combo Bárbaro" é outro projecto multicultural deste produtor que reúne um conjunto de músicos Sul-Americanos e pretende transmitir-nos a sonoridade proveniente das suas origens, com todo o seu sabor latino.

Ora, a mistura explosiva entre o Soul de Alice Russell e a genuinidade destas melodias caribeñas, só poderia dar num resultado: um disco extremamente rico e quente.

Sentem o calor? Pois é… chegámos à Colômbia!




E foi precisamente na Colômbia que este álbum foi gravado. Um exemplo maravilhoso de como o Soul pode ser fundido com outras sonoridades e fazer-nos sentir o sabor, as cores e a essência de outras culturas, transformado em algo bom, leve, com groove

Disse-vos que íamos fazer uma viagem porque foi exactamente isso que eu senti quando ouvi este álbum. Foi como se tivesse sido transportada directamente para o calor da América do Sul. E eu adoro quando isso acontece… adoro quando a música me transporta e leva-me a conhecer outros lugares, outras culturas...




Este álbum está conotado como Latin Jazz e, além da voz já por si quente de Alice Russell, apresenta um swing delicioso com muito sal à mistura. Assim sendo, continuamos a nossa viagem, na qual destaco ainda os temas “Here Again” e "I'll Keep My Light in My Window”. Este último original de 1974 de Caston & Majors, interpretado 10 anos mais tarde pelos The Temptations, ambas bandas pertencentes à editora Motown.






Por fim, e em jeito de bolero, fica a canção mais romântica do álbum, esta magnífica e envolvente “I’d Cry”.




Além de adorar o álbum, foi um prazer assistir ao seu concerto no Musicbox. As paredes escuras da sala encheram-se de cor naquela noite de Verão e Alice e os Combo Bárbaro souberam envolver-nos nos seus ritmos quentes. 

Ela é uma cantora que enche as medidas. Não apenas pela sua voz (que é de facto potente), mas também pela sua simpatia e pela sua simplicidade e ao mesmo tempo forte presença em palco. Simpatia essa que também se fez sentir pelos músicos que a acompanhavam. 

Enfim, uma noite extremamente agradável e bem passada, e um concerto pequeno, intimista e peculiar que tenho a certeza que dificilmente assistirei outra vez. São o género de momentos, de pequenas coisas, que me deixam feliz e com uma boa recordação.

Espero que tenham gostado da viagem… ;)




PS: Apenas informar para quem desconhece, que o Groove your Soul também tem página no Facebook, na qual são publicitados os posts e publicadas outras músicas e artistas que vou ouvindo aqui e ali e tenho prazer em partilhar! :) Aqui fica o endereço da página para quem quiser seguir: https://www.facebook.com/grooveyoursoul

Sem comentários:

Enviar um comentário