quarta-feira, 29 de junho de 2016

Estreia



Por norma, não sou muito boa a registar determinados momentos como concertos ou noites em que me estreio como pseudo-DJ, por fotografias ou vídeos. Gosto, quero, saborear tudo até ao mais ínfimo pormenor, sentir, ficar vidrada. Não há tempo, espaço, para mais nada. Ainda que depois fique com alguma pena por não ter imortalizado estes momentos, tenho a sorte e prefiro antes fazê-lo através das minhas amigas, as palavras. Elas, que tanta falta fazem a este blog, e que lhe deram alma e a razão de existir. É por momentos como este, que me enchem o coração, que o Groove your Soul nasceu.

Tal como tantas outras coisas que me ligam à música, surgiu de forma inesperada a oportunidade de concretizar um sonho há muito desejado - passar música.

Cheguei algo nervosa e contida ao Copenhagen Bar. Embora fosse uma noite dedicada a pessoas inexperientes, o desconhecido misturado com a vontade de, ainda assim, fazer bem e bonito, não me deixavam descansar. A nuvem de medo desvaneceu-se com as caras amigas que lá se encontravam para me apoiar, bem como a acolhedora recepção por parte do Copenhagen, que apenas me pediu o seguinte: esta noite é para te divertires. E assim foi.

Com o meu querido e amado D abri as hostes. Já não estava sozinha. Inseparáveis, a Badu veio logo a seguir. Woo... o Groove suavemente tomava conta dos nossos sentidos, fazendo-nos sentir a música. Também as brown skin ladies apareceram dando vida e calor à pista. Era precisamente o que eu queria.

It’s floetic. Ainda era cedo e a noite estava tímida. O R&B e o Hip Hop ajudou a soltar. Miss Lauryn Hill e o seu miseducation, que já me acompanham há tanto tempo, também não podiam faltar. Entre Califórnia e NY me debati, mas está-se bem nas duas costas, por isso deixem-se ficar. Alguns clássicos provocaram pequenas manifestações, sorrisos, desinibição, it’s everyday people!

A noite avança e eu recuo alguns anos, chegando ao local de origem  onde tudo começou – o soul. 
Já não estou nervosa, apenas feliz. 
Lentamente, preenche-se a casa, baixam-se as luzes,  let’s groove tonight? As irmãs Sledge, os Earth, Wind & Fire e mais alguns kool guys convidam-nos a dançar. Quem ainda não o fez, com o Michael não vai conseguir evitar.

O Marvin, o Barry, até o rei se juntou à festa. Estávamos todos juntos e por isso o melhor aconteceu: à minha volta o meu som, as músicas que trago na alma, que me fazem sorrir; à minha frente uma pista de desconhecidos, a vibrarem com isso. A noite estava ganha. Não sou DJ, mas acredito que não possa existir melhor sensação do que essa para quem o é. Os olhos cúmplices de quem nos fita e sem falar nos diz “Eu estou mesmo a curtir o teu som”. Manifestações de carinho, ‘discos pedidos’, tive direito a tudo, não em quantidade, mas em qualidade.

Para fechar, o mestre Curtis, quem sabe, com uma mensagem auspiciosa...

Just move on up!
And keep on wishing.
Remember your dream is your only scheme so keep on pushing.

E para terminar este post, quero fazer um agradecimento especial ao Copenhagen Bar, que tão bem me acolheu e proporcionou esta experiência, e ao meu querido amigo e excelente DJ (ele sim à séria!) Miguel van der Kellen, pelo apoio e ensinamentos que me deu na cabine, nesta maravilhosa aula on-job. Foi uma bonita noite que guardarei no coração.

Alinhamento:

01. D'Angelo – “Brown Sugar”
02. Erykah Badu – “Woo”
03. Guru – “Feel the Music”
04. Blackstar – “Brown Skin Lady”
05. Mase Ft. Total – “What You Want”
06. Donell Jones – “U Know Whats Up”
07. Floetry – “Floetic”
08. Kayne West – “All Falls Down”
09. Lauryn Hill – “Doo Wop (That Thing)”
10. Guru – “Keep Your Worries” (Ft. Angie Stone)
11. De La Soul – “All Good”
12. Outkast – “Mrs Jackson”
13. Dr. Dre & Snoop Dog – “Still Dre”
14. Tupac – “California Love”
15. The Notorious BIG (Ft. Mase & Puff Daddy) – “Mo Money Mo Problems”
16. Lucy Pearl – “Don't Mess With My Man”
17. Next – “Too Close”
18. Mark Morrison – “Return Of The Mack”
19. Arrested Development – “Everyday People”
20. Urban Species – “Spiritual Love”
21. NBC – “Segunda Pele”
22. Greg Wilson – “Gotta Keep Workin' It”
23. Beard In Dust – “Highest Mountain”
24. Mayer Hawthorne – “No Strings” (RAC Remix)
25. Luther Vandross – “Never Too Much”
26. Sister Sledge – “We Are Family”
27. Cheryl Lynn – “Got To Be Real”
28. Earth, Wind and Fire – “Let’s Groove”
29. Oliver Cheatham – “Get Down Saturday Night”
30. Kool & The Gang – “Get Down On It”
31. Alicia Myers – “I Want To Thank You”
32. Michael Jackson – “Wanna Be Startin' Somethin'”
33. James Brown - “Get Up Offa That Thing”
34. Wild Cherry – “Play That Funky Music”
35. Marvin Gaye – “Got To Give It Up”
36. Barry White – “Can’t Get Enough Of Your Love Babe”
37. Curtis Mayfield – “Move On Up”

5 comentários:

  1. Adoro a forma como consegues passar os sentimentos para as palavras...se puser estas musicas todas a tocar e voltar a ler o post...quase que sinto que estive lá...:)
    Parabéns my love, de certeza que foi apenas a primeira experiência do género;)

    ResponderEliminar
  2. Adoro a forma como consegues passar os sentimentos para as palavras...se puser estas musicas todas a tocar e voltar a ler o post...quase que sinto que estive lá...:)
    Parabéns my love, de certeza que foi apenas a primeira experiência do género;)

    ResponderEliminar
  3. olá Lucrécia, parabéns pela estreia e espero que se repita mais vezes! Existe registo mp3 deste teu Set?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! :) Não, apenas o alinhamento que escrevi no post, mas se tiver tempo vou tentar pôr em versão mixtape!
      (PS: o meu nome é Lucélia :) )

      Eliminar