terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lee Fields & The Expressions


Vamos falar de soul?

Bora, pois hoje o que vos trago é um soul man!
 



Lee Fields já aqui foi apresentado anteriormente com aquela maravilhosa música - “Honey Dove”. Contudo, como penso que vale a pena ficarem a conhecer melhor este cantor, cá está mais um post!

Este senhor, que lançou recentemente o álbum “Faithfull Man”, encontra-se nestas “andanças” há já algum tempo. Desde os anos 70 que Lee Fields tem vindo a editar discos, no entanto, nunca atingiu o sucesso que consagrou a maioria dos cantores de soul da época, pois era considerado como uma “sombra” de James Brown. O seu estilo e a sua música eram tão similares que até o apelidaram de “Little J.B.”. 

Aqui fica um dos singles editado por Lee Fields na década de 70 - “We’re Gonna Make Love” (1973).



Num registo muito funk, Lee Fields manteve-se sólido ao longo das décadas sendo que, nos anos 80 foi talvez o seu período mais calmo. A sua presença activa deve-se em grande parte aos amantes e coleccionadores de soul e funk que sempre acompanharam o seu trabalho e também ao público feminino entusiasta da altura, especialmente nos anos 90, quando Fields mudou a trajectória a sua carreira para um estilo maioritariamente soul, interpretando canções de amor antigas.

Todavia, penso que foi em 2009 que Lee Fields encontrou a sua verdadeira essência enquanto cantor, quando a sua nova editora, Truth & Soul, decidiu uni-lo a uma banda de estúdio, surgindo assim Lee Fields & The Expressions.
The Expressions constituem um conjunto de músicos variados, conhecidos por terem participado nas gravações de artistas como The Dap Kings (banda de Sharon Jones), TV on The Radio ou até mesmo Amy Winehouse.

Os representantes da Truth & Soul (também conhecidos por produzirem o hit the Aloe Blacc, "I Need a Dollar") pretendiam criar um soul revivalista, mantendo a “alma” do passado, abarcando, contudo, sonoridades mais recentes. Assim o fizeram com este projecto, o qual deu origem em 2009 ao primeiro álbum – “My World”.

Graças à colaboração preciosa dos The Expressions e à qualidade da sua música, encontramos neste álbum um Lee Fields mais autêntico, surgindo com um soul renovado e perfeitamente adaptado ao registo da sua voz e não como uma simples imitação do passado. 

Em “My World”, o cantor demonstra, finalmente, que possui uma personalidade forte e que não se limita a ser apenas um segundo James Brown. Juntamente com os The Expressions, tornou as suas melodias sofisticadas e de um soul extremamente agradável para se ouvir nos dias de hoje.

Além da conhecida “Honey Dove”, destaco também os temas “Do you Love Me (Like you Say you Do)”, “Ladies” e “My World is Empty” - um cover das divas, “The Supremes”, muito bem conseguido .

Do you Love Me (Like you Say you Do) 


Ladies



My World is Empty



O seu mais recente trabalho, “Faithfull Man”, foi lançado este ano e segue as pisadas do álbum anterior, mantendo o mesmo registo soul revivalista.

E de que fala este álbum? Bem, essencialmente de algo que sempre motivou Lee Fields na sua música: mulheres. Apesar dos seus 61 anos, este soul man continua com a mesma paixão pela música e pelo público feminino, o qual é tema primordial nas suas canções. Segundo o mesmo, “He still got it” e a verdade é que tem mesmo!


Oh, save me, I've been around
Had my share, now listen up
I'm of age, I'm cool and dangerous
Take it from me and I'll show you how

Take my hat and my shoes, my girl
I still got it, I still got it, I still got it, I still got it
Take my car, my house, my bed
I still got it, I still got it, I still got it, I still got it

You gotta be cool, break all the rules
It ain't really about money but you need some too
Hey ladies, big ones, short ones, tall ones, black ones
White ones, all ones, I still got it, I still got it


A Ode à mulheres continua na contagiante You’re The Right Kind Of Girl, uma música alegre, muito ao estilo de Al Green, e também na “Wish You Were Here”, uma balada mais calma e melancólica.








Não deixem também de ouvir o cover que Lee Fields fez do tema “Moonlight Mile”, dos Rolling Stones, e esta bonita balada “It's All Over (But The Crying)”.




Lee Fields diz...
In a curious case of musical evolution, the older Fields becomes, the closer he gets to perfecting the sound of soul that he grew up with as a young man.

Esperemos que ele continue na sua busca pela perfeição, com a mesma humildade e vontade de aprender que demonstra, independentemente de qualquer idade.
Gosto! Gosto da sua voz, da sua música e da sua atitude! Fico à espera de mais Lee Fields & The Expressions!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário