domingo, 12 de agosto de 2012

Kwabena Adjepong

              

Este será um post pequeno, mas tenho a certeza que irei continuá-lo daqui a uns tempos... por isso, fixem bem este nome: Kwabena Adjepong.

Nem sempre, ser um bom cantor significa ser detentor de uma voz exemplar. Por vezes a atitude, a presença em palco, o facto de ser um bom entertainer… tudo isso faz com que a voz passe para segundo plano e não seja um factor determinante na carreira de um cantor.

Contudo, existem cantores que basta abrirem a boca e soltarem a sua voz para nos deixarem petrificados, arrepiados e a questionar-nos “Como é possível existirem vozes como essa?”… São vozes imponentes, poderosas e tão amplas que parece que enchem o mundo. 

É claro que o ideal e o que torna um artista completo, é reunir todo esse conjunto de características. 

Mas para mim, o mais importante a somar ao que já foi dito, é que um cantor tenha música dentro de si e transpareça isso cá para fora… isso sim, é difícil de encontrar.

Há alguns dias atrás, encontrei Kwabena Adjepong e fiquei extasiada com a intensidade da sua voz e com o mundo imenso de música que ele leva dentro de si…





Kwabena Adjepong, mas conhecido como Kwabs, é um jovem britânico, estudante de Jazz na Royal Academy of Music, que começa a despertar a atenção dos mais curiosos na música.

Este vídeo que vos apresentei consiste da participação de Kwabs num programa especial do “Goldie’s Band” - um programa do canal televisivo BBC, no qual jovens músicos são orientados pelo músico Inglês Goldie. Esta edição especial do programa consistia num apresentação dedicada à família real Britânica, no qual Kwabs foi uns dos jovens músicos escolhidos para desempenhar a sua performance.

Para além deste vídeo, o qual tornou-o mais conhecido fora UK, encontram-se disponíveis na internet mais dois vídeos onde é possível assistir à performance de Kwabs.

O primeiro é um cover fantástico da música “The Wilhelm Scream” de James Blake. A versão original desta música, tal como toda a música criada por James Blake, pertence a um estilo mais alternativo e tem uma base extremamente electrónica. Ora vejam…





Agora vejam a versão de Kwabs e percebam a forma como ele agarrou nesta música e colocou-lhe um véu de Soul por cima, dando-lhe sentimento, emoção… deixando-a encantadora, intimista e melancólica. Não consigo evitar dizer que, prefiro esta versão à original.





O segundo vídeo que o cantor disponibilizou no youtube é este tema original “Lay Back”. Pensa-se que o mesmo é uma amostra do trabalho que Kwabs irá desenvolver no futuro. Se assim for, isso deixa-me muito feliz, pois esta música é de um Soul tão suave e emotivo, que só me dá bons pressentimentos quanto à música de Kwabs. Para não falar da sua voz… de facto, faltam-se os adjectivos pois, impressionante, maravilhosa, incrível … parece-me pouco. Estou completamente rendida. 





E pronto, para já é só. Espero voltar a dar-vos notícias de Kwabena Adjepong brevemente!! Tal como vos disse ao inicio, este post é um "To be continued"… ;)




3 comentários:

  1. Só para dizer que tb gostei mais da versao do Kwabs!:) há certos momentos em que se fechar os olhos parece que está a susssurrar-me ao ouvido..mas dp sinto uma voz que para além de potente é doce..envolvente..sabe bem...:)

    ResponderEliminar