quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Darondo

  
Hoje quero falar-vos de uma personagem, no mínimo, estranha.

William Pulliam, mais conhecido como Darondo, é um cantor de Soul que ficou consagrado na década de 70.

Hoje em dia, são poucos os que conhecem Darondo devido à sua curta carreira musical, mas no passado pensava-se que o mesmo seria o próximo Al Green.

Mas então, o que aconteceu a esta promessa do Soul??

Bem, são poucas as informações disponíveis acerca deste cantor e até parece que existe uma áurea de mistério em redor da sua história, mas diz-se que Darondo foi um pimp (leia-se em bom português – chulo), que apenas lançou 3 singles,  deu 4 concertos e terminou a sua carreira de forma repentina, após realizar a abertura de um concerto de James Brown. Segundo consta, depois do concerto e de trocar umas palavras com o próprio James Brown, Darondo pegou no seu famoso Rolls Royce e conduziu até casa. Desde então, nunca mais se ouviu falar dele.

Após abandonar o mundo da música, o artista dedicou-se à televisão, apresentando um programa em meados dos anos 80 para uma cadeia de televisão local – Darondo's Penthouse show, e trabalhou num hospital como fisioterapeuta, onde incentivava os seus pacientes a andar novamente, utilizando para o efeito a sua música durante a terapia.

Insólita a sua história, sem dúvida, mas quando questionado acerca da razão pela qual parou de fazer música, Darondo diz…

It was mostly me, just having a good time with a real good hobby. It wasn’t about money but about having fun. Something I just liked to do.

Eu tenho pena, muita pena, pois adoro o groove do Darondo e todo o seu (infelizmente pouco) trabalho editado. Aqui fica a primeira música que conheci deste cantor e que, continua a ser de todas, a que mais me apaixona  Didn’t I?


Darondo cairia para sempre no esquecimento, não fosse o Dj e editor Gilles Peterson a introduzir este tema na sua coletânea Gilles Peterson Digs America em 2005. Tal feito fez com que Darondo “ressuscitasse” ao mundo da música, chamando a atenção da editora Luv N Haight, que decidiu apostar nesta já esquecida lenda do Soul.

Surge assim, apenas em 2006, o seu primeiro álbum - Let My People Go.


Este álbum é composto pelos seus três únicos singles lançados na década de 70 (How I got over, Didn’t I? e Legs), juntamente com mais 6 músicas que foram gravadas nessa época mas nunca chegaram a ser editadas.


Posteriormente, outra editora decide reunir um novo conjunto de músicas de Darondo. Desta vez falo da Omnivore Recordingsm, lançando em 2011 Listen To My Song: The Music City Sessions.




Este álbum reúne as suas músicas gravadas pela editora Music City no início dos anos 70, que também nunca chegaram a ser lançadas devido a desentendimentos entre Darondo e Ray Dobard, o produtor e dono da editora.







A música de Darondo é essencialmente Soul e Funk, mas ao ouvirmos os 2 álbuns editados encontramos também algumas influências de R&B, Jazz e até mesmo Blues.

Considero a sua voz perfeita para a mistura de Soul e Funk que ele tão bem sabe fazer… é sensual, suja, arrastada, consegue ser grave e ao mesmo tempo surpreende-nos com agudos vibrantes. ADORO.

Não são muitas as músicas disponíveis deste cantor na internet. Deixo-vos o único videoclip de Darondo que encontrei - Listen To My Song.


 


Além das duas músicas já apresentadas, realço My Momma and My Poppa e a dirty - Legs, ambas carregadas de um Funk viciante, sendo que a última ficou também conhecida pelas suas conotações sexuais.  




E enquanto que a How I Got Over e a Sexy Mama são puro Soul, nas músicas I'm Lonely e Question Mark é Blues o que encontramos.



Terminamos com a primeira música do seu primeiro álbum Let My People Go e nela encontramos parecenças com a conhecida What’s going on de Marvin Gaye, pois ambas pretendiam transmitir uma mensagem muito importante a um país em tempos difíceis. Talvez a de Darondo fosse ainda mais explícita…

...Man builds a rocket ship,
Take you to the moon,
A billion dollar mission, just to bring back a piece of rock,
We got starvation, panic over the land,
And here’s a fool in a rocketship,
Trying to be Superman...


E aqui está ele... cheio de groove ainda para nos dar!
 



4 comentários:

  1. Gostei bastante do groove do Darondo e efectivamente, nunca tinha ouvido falar.
    Para quando um post sobre Lucy Pearl?

    ResponderEliminar
  2. Já tinha pensado em Lucy Pearl sim sra! Quero falar do Raphael Saadiq e, como tal, eles também têm que estar presentes! Já está anotado e será para breve!! :)

    ResponderEliminar
  3. Quero o Vinyl dourado do Darondo Luuuu!!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol!! :) Amazon my friend, Amazon!! Tens os dois disponíveis em stock lá! E nem são muito caros, vê só

      http://www.amazon.com/gp/offer-listing/B0057RKQR8/ref=sr_1_2_olp?ie=UTF8&qid=1344588989&sr=8-2&keywords=darondo+vinyl&condition=new

      ;)

      Eliminar