sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

2013: o ano com mais Groove de sempre.



Agora que o Natal passou e que nos aproximamos cada vez mais do final do ano, começo a sentir aquela necessidade de olhar para trás, reflectir e escrever. 

Este ano foi extremamente rico e especial para mim. Fazendo uma retrospectiva de todo o seu desenrolar, é bom, mesmo muito bom, ver como algo que partiu de um ‘gostar’, de uma paixão, cresceu, materializou-se, ganhou forma e tornou-se parte integrante de mim. 

Foram muitos os acontecimentos que pautaram o Groove your Soul em 2013. Assim sendo, acho que, no mínimo, este blogue merece que passemos em revista os melhores momentos e a melhor música que por aqui passou ao longo do ano.

2013


Ainda no rescaldo do festival Mexefest em Dezembro de 2012, Cody ChesnuTT (uma das suas cabeças de cartaz) decide visitar-nos novamente em Março para um maravilhoso concerto no Ritz Clube. Cody é um verdadeiro cantor de soul que, efectivamente, canta com alma e coração. Groove não lhe falta (da cabeça à ponta dos pés) e no post que escrevi sobre o concerto penso ter deixado isso bem claro.
Foi uma excelente forma de iniciar o ano!



Também Março foi um mês de estreia para mim, ao escrever a minha primeira review para o Palco Principal. A partir daí, passei a partilhar a minha música e a minha escrita com um número ainda maior de pessoas. Senti-me feliz e orgulhosa por isso. O primeiro álbum sobre o qual escrevi não poderia ter sido melhor – “No Beginning, No End”, de José James




Como apaixonada que sou por este cantor, apaixonei-me também por este álbum desde o primeiro momento e deixei-me acompanhar por ele ao longo do ano. Está no meu TOP10 de melhores discos do ano, como também estão outros, que deram lugar a mais reviews no Palco Principal. O projecto Lady, por exemplo, foi outra agradável surpresa em 2013, recheada de um soul doce sobre o qual adorei escrever.




Já em Abril, uma das minhas reviews preferidas (se não mesmo a preferida) foi a do regresso em grande do glamoroso Justin Timberlake, com “The 20/20 Experience”. Um one man show que eu estou ansiosa por ver e ouvir em 2014, no festival Rock in Rio Lisboa.


 

Em Maio tive um dos dias mais especiais da minha vida que, coincidentemente, foi também o meu dia de anos. Parece que já o pressentia pois dias antes escrevera um dos posts mais pessoais e emotivos deste blogue. No dia 9, fui então presenteada com um dos melhores concertos que assisti até hoje… mais uma vez, José James. Não só o concerto foi excepcional, como tive o privilégio de conhecer e falar com o José no final como, para completar, no dia seguinte pude partilhar e transmitir todo este turbilhão de sentimentos que trazia comigo, ao escrever um artigo sobre o concerto para o Palco Principal. Foi o primeiro concerto sobre o qual escrevi e, penso, foi dos textos que tive mais prazer em escrever na vida.


Junho é o mês onde vivo a minha primeira experiência radiofónica, ao gravar o meu primeiro podcast a convite dos The Why Radio. Por ser o primeiro, é um podcast pelo qual nutro um enorme carinho… todas e cada uma das músicas foram escolhidas com o coração. E é engraçado ver como tudo se desencadeou a partir daí… 




Ainda em Junho, tenho a minha primeira entrevista oficial para o mundo! (lol) Sou convidada pela A Noite Passada (programa nº 110) para, numa conversa informal, falar sobre a minha história e a do Groove. (segunda experiência radiofónica!)

Em Julho recebo um ‘presente inesperado’ que adoçou o meu mês e Portugal recebe um cantor muito aguardado - John Legend. O mesmo, por sua vez, não me ‘adoçou’ tanto como eu esperava. Sobre este e outros concertos (Lee Fields & The Expressions e Escort) também foi aqui falado.

No dia 28 o Groove your Soul faz 1 ano.

Setembro é mais um mês especial, cheio de desafios e provas superadas. Logo no início do mês, eu e o Groove your Soul saímos da caixa! A convite do Studioteambox, levámos o soul por uma noite à LxFactory! Uma noite na qual esta música foi celebrada, a sua história contada e as suas vozes homenageadas e que, entre amigos e soul lovers, eu adorei comandar. 

Na última semana do mês, o Groove your Soul tem a sua estreia mundial na rádio! Desde então até hoje, o ‘Groove’ não tem parado! Encontrem-no todas as quintas, às 23h, na Rádio Autónoma! :)

Setembro marcou também o regresso da ‘dama eléctrica’, Janelle Monáe – mais um álbum que me encantou, mais uma review que adorei escrever. 




Em Outubro, mais concertos! Primeiro, no CCB, a voz sensação do jazz actual – Gregory Porter. Depois, no Coliseu dos Recreios, o calor dos neozelandeses Fat Freddy’sDrop.




Desde então até hoje foram mais os nomes que preencheram de boa música o meu ano: Rhey, Quadron, Alunageorge, Mayer Hawthorne, Drake, Orelha NegraSampha, Jessy Lanza, Jungle, Robert Glasper, entre outros.  

Para fechar, em Dezembro, uma surpresa chamada: Beyoncé.

O seu mais recente álbum homónimo encontra-se em loop há já alguns dias e, para breve, sairá uma review. O bilhete para o segundo dos seus concertos em Portugal (a acontecer nos dias 26 e 27 de Março) também já está comprado e encontro-me em contagem decrescente para assistir ao poder deste furacão em palco.



Em resumo, foi um ano cheio de GROOVE e muita música para mim! Sinto-me feliz e extremamente grata por isso e por poder partilhá-lo convosco. Muito obrigada por estarem desse lado, pelas mensagens de apoio e carinho e, principalmente, pelo calor que sinto em saber que existem tantas pessoas a amar esta música como eu.

Venha 2014!



Groove your Soul #14





















Playlist Groove your Soul #14:

01. Lionel Richie – “All Night Long”

02. Earth, Wind and Fire – “Let’s Groove”

03. Sister Sledge – “Got To Love Somebody”

04. Kool and the Gang – “Celebration”

05. Kool and the Gang – “Get Down On It”

06. Diana Ross – “Upside Down”

07. Chic – “Good Times”

08. Michael Jackson – “Blame It On The Boogie”

09. Oliver Cheatham – “Get Down Saturday Night”

10. Candi Staton – “Young Hearts Run Free”

11. Thelma Houston – “Don't Leave Me This Way”

12. The O'Jays – “Love Train”

13. James Brown – “Get Up Offa That Thing”

14. Wild Cherry – “Play That Funky Disco White Boy”

15. Marvin Gaye – “Got To Give It Up”

16. Sister Sledge – “We Are Family”

 Download em formato mp3 também aqui: Rádio Autónoma - Podcasts Groove your Soul

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Groove your Soul #13

















Playlist Groove your Soul #13:
01. Will Young – “Your Love is King”
02. John Legend – “Where Did My Baby Go”
03. John Legend – “Winter Wonderland”
04. Withney Houston – “My Love is Your Love”
05. D'Angelo ft. Eryka Badu – “Your Precious Love”
06. Greogory Porter – “Our Love”
07. Norah Jones – “The Story”
08. José James – “Let It Snow”
09. Curtis Mayfield – “So In Love”
10. Otis Redding – “Change is Gonna Come”
11. Otis Redding – “White Christmas”
12. Billie Holiday – “I've Got My Love to Keep Me Warm”
13. Chet Baker – “Let's Get Lost”
14. Louis Armstrong – “When You're Smiling”
15. James Brown – “Soulful Christmas”

Download em formato mp3 também aqui: Rádio Autónoma - Podcasts Groove your Soul

domingo, 15 de dezembro de 2013

My Groovy Box!

Há bem pouco tempo um soul lover perguntou-me quais eram os sites/blogs de referência que eu seguia e porque não fazia um post sobre isso (?).

(Porque não? - perguntei-me eu imediatamente!)

Após alguns segundos de reflexão, o meu cérebro começou vertiginosamente a processar informação. Ocorreram-me dezenas de coisas, sites, blogs, pessoas sobre as quais poderia falar, pelo que assim que me sentei com um computador à frente, comecei a escrever!




Embora o escrever no blog (ou para o Palco Principal) e o programa de rádio me 'roubem' tempo, seja no seu planeamento seja na sua concepção, o que verdadeiramente ocupa grande parte do meu tempo livre chama-se: pesquisa.

Ao princípio, quando o Groove ainda não existia e queria apenas descobrir novos sons (ocasionalmente), fazia-o por curiosidade. O processo começou a repetir-se gradualmente e, quanto mais conhecia, mais queria conhecer. A sede era tanta que tornou-se uma rotina do meu dia como lavar os dentes. É raro, muito raro se não me virem no trabalho com 1 phone na orelha (Thank God que posso fazê-lo!!) e o Shazam tornou-se um dos meus melhores amigos. A música está comigo a toda a hora, em todo o lado. Está na minha casa, comigo no trabalho, levo-a para rua, no carro... enfim, é um amor que não me importo de cultivar diariamente e, quando assim não acontece, os meus dias tornam-se... estranhos.

Esta 'sede' é muito importante pois da necessidade de pesquisar, nasceu a necessidade de partilhar e de ambas nasceu o Groove your Soul. Actualmente, as duas andam de mãos dadas e sempre que descubro algo bom, que me faça sorrir, o meu primeiro instinto é partilhá-lo o mais depressa possível!

Posto isto, vou abrir-vos então a minha caixa de pandora.

  • Rádios


Acredito que alguns de vocês estivessem à espera que a Internet fosse o meu primeiro tópico e não a Rádio. Sim, de facto, a Internet é uma ferramenta poderosíssima nos dias que correm, da qual eu já não prescindo. Contudo, a Rádio continua a ser uma fonte preciosa que, inesperadamente, a qualquer hora do meu dia, me surpreende com algo novo que me apaixona ou algo antigo que estava esquecido. Daí eu e o Shazam (aplicação para smartphones que detecta e identifica as músicas e seus intérpretes) estarmos tão 'íntimos'.

No mundo radiofónico, como em todos os outros, também tenho as minhas preferências, sendo a maior de todas elas o programa "M" que passa na Antena 3, da autoria da Mónica Mendes.

Conheci o M há alguns anos, numa das minhas viagens ao Algarve de regresso a Lisboa e, ainda assim, penso que foi tarde! O M é, sem dúvida, a minha maior referência. Uma vez por semana encontro a música que tanto gosto, numa selecção cuidada e bem conduzida, que dá gosto ouvir! É perfeito também para descobrir novos nomes, novas vozes, novas canções. Conclusão: a seguir!

M - Podcasts

M - Facebook

Além da Antena 3 e, obviamente, da Rádio Autónoma, as minhas rádios de eleição são a Marginal, a Radar e a Oxigénio, em especial esta última, que tão bom soul e funk me tem dado a conhecer! Ainda me lembro de ir no carro, no regresso a casa ao final de mais um dia de trabalho, e a Isilda Sanches falar-me do Tim Maia, no Elementar (seu programa). Nessa mesma noite escrevi um post!

No que diz respeito a rádios internacionais, sigo a BBC. Ou melhor, sigo principalmente um dos seus locutores que, para mim, é um animal (no bom sentido da palavra) da música - Gilles Peterson. O Gilles é um DJ/coleccionador de música, de origem Francesa/Suiça a residir em Londres, a partir de onde emite semanalmente o seu programa na estação BBC Radio 6 Music. Neste programa (que tem a duração de 3 horas) podemos encontrar um bocadinho de tudo: soul, funk, hip hop, jazz, house, world music... bem, é uma autêntica mina de ouro a explorar!! :)

BBC Radio 6 Music - Gilles Peterson

Gilles Peterson Worldwide

Ainda no âmbito das rádios internacionais, de mencionar também a Red Bull Music Academy Radio, onde descubro de tempos a tempos selecções musicais e artistas maravilhosos!

Red Bull Music Academy Radio

  • Internet


Esta é, sem sombra de dúvida, a minha maior fonte de informação, por ser tão vasta e por me permitir efectuar uma pesquisa tão específica e concisa sempre que assim o entendo ou, simplesmente, 'vaguear' sem rumo ou destino, apenas na possibilidade de me deparar com boas descobertas.


Em bom português, sigo alguns sites/blogs os quais passo a citar:

Palco Principal - um vasto site onde podem encontrar notícias, críticas de álbuns, entrevistas e reportagens de concertos dos mais variados artistas/estilos. Aconselho vivamente a seguirem os artigos escritos por Lucélia Fernandes!! :)))

The Why Radio - projecto com origem no Porto, que tem como objectivo espalhar esta 'black music' que nós tanto amamos, mediante os seus magníficos podcasts, bem como, através das suas partilhas no facebook.

Ava Adore - Blog do meu amigo e colega da Rádio Autónoma, Tiago Soares. A música é variada e sempre boa. A Noite Passada é o seu programa a ouvir na Rádio Autónoma todas as quartas, das 23h à 00h. Tão imperdível como o Groove your Soul! ;)

Mesa de Mistura - O blog do jornalista Davide Pinheiro. Tem sido um prazer descobrir este blog! Gosto muito da escrita do Davide, dos seus artigos e do seu gosto musical. E é raro não ser ele a dar-me uma notícia em primeira mão! Uma fonte valiosa.   

Punch - magazine musical online, onde também podemos encontrar de tudo um pouco, com qualidade.

Blitz - um clássico!

Em bom inglês, here the following:

Okayplayer

Pitchfork

Allmusic

Discogs

Soulbounce

Stampthewax

Disconaivete

Revive

La Blogothèque

E pronto, assim de repente, os que me lembro são estes. Ocasionalmente, também gosto de me perder no youtube, seguindo ligações atrás de ligações, bem como, na Amazon, seguindo recomendações atrás de recomendações.

  • Livros


Ah pois é! Eles também existem e merecem ser referidos! São bonitos, preciosos e por ter em casa! Há cerca de 2 anos comprei numa feira do livro o seguinte exemplar:


Este calhamaço (um bom calhamaço, neste caso) foi editado pela Taschen em 3 línguas (português, italiano e espanhol) e apenas contém as capas e pequenas descrições de centenas de discos de soul e funk, desde Marvin Gaye, Stevie Wonder e James Brown a artistas que eu não faço a menor ideia quem são!
O livro está fantástico, para quem gosta de vinis é uma relíquia e o melhor foi descobrir que o seu autor é português! Joaquim Paulo, antigo director de rádio da RTP e o maior coleccionador de vinis de jazz e soul que eu tenho conhecimento em Portugal.
Truque: folhear uma das suas 432 páginas e partir à descoberta no youtube!


Bem, acho que agora sim, posso dar este post por terminado.

Todas estas 'ferramentas' são essenciais para estarmos ligados naquilo que verdadeiramente gostamos de ouvir, mas o mais importante é termos os 'ouvidos bem abertos', permanentemente! Oiçam música, muita música, a qualquer hora, rodeiem-se dela!!

Espero que tenham gostado e que vos seja útil!
Considerem a minha prenda de Natal antecipada! :)

Let's dig soul lovers!!


PS: Se quiserem partilhar também as vossas 'fontes' comigo, eu agradeço!

sábado, 14 de dezembro de 2013

Groove your Soul #12


















Playlist Groove your Soul #12:

01. Ella Eyre – “Deeper”

02. Electric Wire Hustle – “They Don't Want”

03. Chet Faker & Flume – “Drop The Game”

04. Chet Faker – “I'm Into You”

05. Solange – “Locked In Closets”

06. Sampha – “Indecision”

07. Roman GianArthur Ft. Kevin Barnes – “Depraved Valet”

08. Roman GianArthur – “High & Dry, Send it On”

09. Janelle Monae – “Can’t Live Without Your Love”

10. Angie Stone – “U-Haul”

11. Groove Theory – “Tell Me”

12. Shuggie Otis – “Inspiration Information”

13. Aretha Franklin – “Day Dreaming”

14.  Marvin Gaye – “You Sure Love To Ball”

15. Robert Glasper Experiment Ft. Lalah Hathaway & Malcolm-Jamal Warner – “Jesus Children”
 
Download em formato mp3 também aqui: Rádio Autónoma - Podcasts Groove your Soul

sábado, 7 de dezembro de 2013

Groove your Soul #11





















Playlist Groove your Soul #11:

01. Emily King – “Down”

02. Al Green ft. Corinne Bailey Rae – “Take Your Time”

03. Remy Shand – “Rocksteady”

04. Bobby Womack – “Woman’s Got To Have It”

05. Minnie Riperton – “Every Time He Comes Around”

06. Dee Edwards – “I Can Deal With That”

07. The Supremes – “See About Me”

08. Michael Jackson – “The Way You Make Me Feel”

09. Red Astaire ft. Linn – “Keep Pushing”

10. Jill Scott ft. Eric Roberson – “One Time”

11. Black Star – “Brown Skin Lady”

12. Frank Ocean ft. André 3000 – “Pink Matter”

13. James Blake ft. Chance The Rapper – “Life Round Here”

14. The Weeknd – “Loft Music”

15. Jessy Lanza – “Pull My Hair Back”

Download em formato mp3 também aqui: Rádio Autónoma - Podcasts Groove your Soul

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Robert Glasper - Black Radios

Já há algum tempo que queria escrever um post sobre Robert Glasper no Groove. A par de José James, considero-o um dos músicos mais influentes e talentosos do neo-soul actual! A sua base de jazz, misturada com a essência do soul, os beats do hip hop e o calor do R&B dão-lhe uma sonoridade rica e singular. Esta semana escrevi mais uma review para o Palco Principal sobre o seu último trabalho - "Black Radio 2". Então pensei: porque não aproveitar e levar o Robert e os seus Black Radios também para o Groove? E pronto, aqui estão eles, o 1, 1.5 e o 2, por ordem decrescente! :)


"(...) Mais subtil do que o anterior, “Black Radio 2” precisa de ser ouvido com mais concentração. Robert dedica-se mais ao soul bem cantado, passando o seu piano para segundo plano. A mudança na ‘guest list’ é um bom exemplo. Nomes maiores, mais comerciais e conhecidos do grande público (Norah Jones, Snoop Dogg e Emeli Sandé), ainda que acompanhado dos suspeitos do costume (Common, Lupe Fiasco e Jill Scott). As ‘performances’ são agradáveis e as interpretações sem falhas, contudo, com um défice de criatividade e exigência, se comparadas com alguns temas do álbum anterior. Temos retidão nas melodias, ao contrário da improvisação oblíqua no seu antecessor. (...)"

"(...) Cheira bem este tema e até parece simples na voz mágica de Jill Scott e no embalo repetitivo do piano de Glasper mas, na verdade, e sem darmos conta, lentamente se apodera de nós, entorpecendo-nos os sentidos. (...)"


"(...) A fechar o álbum, primeiro ouvimos o R&B cool e descontraído da escocesa Emeli Sandé em “Somebody Else” e, por fim, o espiritual “Jesus Children”, cover de Stevie Wonder graciosamente interpretada por Lalah Hathaway. Um maravilhoso final de emissão para este “Black Radio 2”, que, embora na sombra do anterior, não deixa de ser uma boa experiência, conferindo ao seu autor uma posição confortável na vanguarda dos músicos/produtores de jazz do momento. "



Se puderam ler a review de "Black Radio 2", certamente perceberam que este álbum não me tocou tanto como o anterior. É que eu conheci Robert Glasper com o seu primeiro Black Radio e foi este que, efectivamente, em conquistou. É este que eu ponho a tocar no meu gira-discos quando me apetece relaxar, desconectar, ou criar um ambiente 'cool' num jantar descontraído entre amigos. É um álbum perfeito e envolvente da primeira à última música! 
Para criar esta obra-prima (pela alçada da Blue Note e que inclusivamente lhe valeu um Grammy!) este produtor/pianista de jazz americano contou com a ajuda de alguns amigos preciosos que deram voz às suas canções. E é precisamente estas sinergias que, segundo Glasper, fazem falta ao presente panorama musical! Eu concordo com ele e louvo-lhe a iniciativa! 

Logo no início da emissão deste 'rádio negro', encontramos a magnificente Erykah Badu com o tema "Afro Blue". Mas, curiosamente, prefiro mostrar-vos outra versão desta música e assim aproveito para falar do igualmente brilhante EP de remisturas editado posteriormente - "Black Radio Recovered: The Remix EP".


Esta versão, a meu ver, conta com ainda mais 'sal' do que a original graças ao swag adicional do hip hop man, Phonte. E agora que me lembro, até foi uma das minhas escolhas para a primeira edição do Groove your Soul na Rádio Autónoma! :)

Este EP, tal como o álbum, é uma mina de ouro! Outro tema fantástico que podemos ouvir e que se trata de uma remistura, não do Black Radio mas sim dos Little Dragon por Questlove, é este "Twice", no qual encontramos a Solange Knowles a cantar com os The Roots.


Mas regressemos ao primeiro "Black Radio", do qual apetece-me mostrar e falar de cada música! 
"Cherish the Day", original de Sade, torna-se igualmente irresistível na voz sedutora de Lalah Hathaway (filha do grande Donny Hathaway) que, tal como já foi mencionado, participa também no cover de Stevie Wonder no "Black Radio 2".


Bilal, seu amigo e nosso 'soul brother', participa também em dois dos seus temas: "Always Shine" e "Letter To Hermoine" (David Bowie). Dois registos diferentes, um mais apimentado pelo hip hop de Lupe Fiasco, o outro mais jazz breeze e introspectivo. Ambos deliciosos de ouvir.

"Ah Yeah" é outro bombom. Uma das minhas músicas preferidas do álbum que conta com Musiq Soulchild e Chrisette Michele. O calor do R&B a invadir a sala, não fosse esta a canção 'babymaker' do álbum.


Mas há mais, muito mais por descobrir neste 'rádio negro'. Temos a voz hipnótica de Meshell Ndegeocello que se perde no improviso de "Consequence Of Jealousy", o hip hop contagiante de Mos Def e o cover do mítico "Smells Like Teen Spirit" (Nirvana).  
Enfim, ainda que me pergunte o porquê do meu amado José James não constar em nenhum destes Black Radios (pois o Robert até participou no seu último trabalho), escusado será dizer para ouvirem este álbum! Aliás, os 3! Pois cada um deles tem o seu encanto.

Sintonizem-se nos Black Radios! ;)