terça-feira, 29 de outubro de 2013

Crítica Palco Principal: Drake - "Nothing Was The Same"



"Depois de um EP e com dois álbuns já na bagagem, este rapper canadiano de 26 anos encontra-se na pista de decolagem com o seu “Nothing Was The Same” debaixo do braço, preparado para voar em direcção a novos rumos, diferentes daqueles que já conhece. (...)"  

"(...) Chegamos ao equador do álbum e “Hold On, We’re Going Home” dá-lhe uma reviravolta! Em contraste com a amargura e a revolta presentes na maioria das suas músicas, o cantor presenteia-nos com uma canção leve, animada, cujo groove apresenta resquícios dos anos 80 e nos prova que Drake pode, efectivamente, ir para outros terrenos e dar-nos muito mais do que o seu registo introspectivo e melodramático habitual. (...)"




"(...) Costuma-se dizer que o melhor está guardado para o fim, e é o caso com esta “Too Much” – a canção mais emotiva do álbum, em que Drake denuncia a forma como a fama danificou a sua relação familiar. Um contraste bem conseguido, em que a fúria nas palavras de Drake só poderia encontrar a paz na voz calmante do britânico Sampha. (...)"




"(..) E de facto, ainda são muitas as rimas que este jovem rapper tem de percorrer. Assim o esperamos, que cresça para um novo eu e que a sua música o acompanhe na viagem com inteligência e audácia… O avião já está na pista a aquecer os motores, só falta decolar. (...)"
 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Música e outras coisas que fazem bem à alma.



Bem, mais uma vez, cá estou eu, em horas não muito decentes, a escrever mais um post não unicamente sobre música, como é habitual. Mas enfim, depois da última semana que tive apetece-me muito escrever, como tal, vou ver o que sai daqui e no final logo vejo se carrego no botão de publicar ou não. :)

Como vocês sabem, o meu verdadeiro trabalho (aquele que me paga as contas) nada tem a ver com música. Sou consultora de SAP, especializada na área de Finance, graças ao meu background em Gestão.
Muitas foram as vezes que, durante e depois de seguir este caminho, me questionei: “Será que estou a fazer a escolha certa? Não deveria jogar tudo para o alto e fazer aquilo que realmente gosto? Perseguir o meu sonho?” Enfim, todas as dúvidas existenciais e dualismos internos que normalmente uma pessoa que não tem como profissão aquilo que realmente lhe apaixona, se questiona. Hoje em dia, com a cabeça mais arrumada e a caminho dos 30, já não me torturo com essas inquietações. Aprendi a valorizar as coisas boas do meu trabalho, a tomar partido delas e a desdobrar-me em 1001 Lucélias se for preciso para, no meu tempo livre, dedicar-me aquilo que realmente me apaixona – a música. 

O que é certo é que o mundo SAP, embora não tão apaixonante como o da música, também já me trouxe coisas muito boas. Ao ser um trabalho meramente em equipa, já me deu a conhecer pessoas fantásticas e interessantes às quais hoje chamo de amigas e, devido ao seu vasto mercado mundial, já me possibilitou fazer algo que me apaixona igualmente como a música – viajar.

Tenho tido a sorte e o privilégio de integrar projectos internacionais que me proporcionaram experiências fantásticas ao longo da vida, tanto a nível profissional como pessoal. Como tal, sou-lhe grata por isso e posso dizer que hoje em dia vivo “em paz” com a minha escolha.

A semana passada tive mais uma viagem por motivos de trabalho, para um destino completamente diferente dos quais estou habituada – o Gana. A primeira reacção foi: “não sei ao certo ao que vou, mas bora lá!”… Recém-chegada desta experiência, posso dizer-vos que esta viagem foi das melhores surpresas que tive nos últimos tempos! Talvez o facto de ter ido com zero expectativas tenha contribuído para isso. Aliás, mais do que não criar expectativas, chega a ser estúpido o tipo de preconceitos pré-concebidos que criamos em relação a estes países. 

Pensava que ia encontrar muita pobreza e, realmente, encontrei. 80% das pessoas que vi eram pobres ou muito pobres. Mas a maioria delas tinha ao menos um sorriso para me dar. É um povo pacífico, simples e simpático. As crianças são bonitas, têm olhos expressivos e são felizes, mesmo com o pouco que têm. É claro que custa ver certas coisas, mas ao mesmo tempo faz-nos bem, abre-nos a cabeça e obriga-nos a reflectir, a pensar. E é impressionante perceber como, efectivamente, este mundo é feito de abismos, de contrastes e conseguir coexistir entre ambos, retirando o que de melhor de cada um tem.

Dei por mim em sítios giríssimos, pelos quais visto de fora não daria nada e no seu interior são originais, encantadores, com estilo, com gosto, cheios de pormenores… algo que pensava não poder encontrar lá (cá estão os preconceitos estúpidos que vos falei hà bocado). Mas, inacreditavelmente, uma das maiores surpresas do Gana, para mim, foi a música! Talvez por ser uma antiga colónia inglesa e falarem fluentemente o inglês, têm uma forte influência da cultura americana, sendo que a música soul e R&B está por todo o lado!! Além das músicas tradicionais ganesas, que podemos ouvir ao vivo nos bares, a música afro-americana está ao virar de cada esquina! Nas rádios, nos bares, nas discotecas, restaurantes, etc. Imaginem a surpresa que não foi para mim, ir para um sítio tão remoto e insólito, e sentir-me mais rodeada desta música que eu tanto amo do que no meu próprio país! 

Vibrei ao ouvir Barry White, Aretha Franklin, Teddy Pendergrass, Mary J. Blidge ou Aaliyah na rádio no carro (dos que me lembro agora), ou quando na disco passou a “Do For Love” do Tupac (que eu tanto adoro!) ou quando no hall do hotel tocava-se “Ain’t no sunshine”, de Bill Withers, ao piano. Enfim, momentos bons, que me fizeram sorrir por dentro e por fora e que, a juntar a tantos outros, fizeram com que eu viesse de lá com a alma cheia. É o maravilhoso efeito que as viagens provocam em nós, parece que regressamos mais ricos, mais crescidos.

Sei que isto não tem muita importância para quem está a ler, mas tem para mim que estou a escrever, por isso vou carregar no botão de publicar. Prometo que o próximo post será só sobre música!! :)



domingo, 27 de outubro de 2013

Groove your Soul #05





Playlist Groove your Soul #05 

01. Fat Freddy’s Drop – “Silver and Gold”

02. Chromeo – “Over Your Shoulder”

03. Alice Russell – “For a While”

04. Corinne Bailey Rae – “Is This Love”

05. Michael Jackson – “Butterflies”

06. Sharon Jones & The Dap-Kings – “Stranded In Your Love" (ft. Lee Fields)

07. Lee Fields & The Expressions – “You're The Right Kind of Girl”

08. Al Green – “Tired of Being Alone”

09. Cody ChesnuTT – “What Kind of Kool (Will We Think of Next)"

10. D’Angelo – “Brown Sugar”

11. Lauryn Hill – “Nothing Even Matters” (ft. D’Angelo)

12. Fugees – “Ready or Not”

13. Fat Freddy’s Drop – “Hope”


Download em formato mp3 também aqui: Rádio Autónoma - Podcasts Groove your Soul


sábado, 19 de outubro de 2013

Groove your Soul #04





















Playlist Groove your Soul #04

01. Diana Ross – “I'm Coming Out”

02. Kool and the Gang – “Hi De Hi, Hi De Ho”

03. Gil Scott-Heron – “Angel Dust”

04. Dead Prez ft. Martin Luther – “Opponent”

05. Hiatus Kaiyote – “Jekyll”

06. José James – “Trouble”

07. Drake – “Too Much”

08. Lion Babe – “Treat Me Like Fire”

09. Eunice Collins – “At the Hotel”

11. Rhye – “Last Dance”

12. Quadron – “Sea Salt”

13. Shy Girls – “Under Attack”

14. Szjerdene – “Go”

Download em formato mp3 também aqui: Rádio Autónoma - Podcasts Groove your Soul


domingo, 13 de outubro de 2013

Groove your Soul #03




















Playlist Groove your Soul #03

01. Justin Timberlake – “That Girl”

02. Justin Timberlake – “Take Back The Night”

03. Theophilus London – “Light Years”

04. Jessie Ware – “Sweet Talk”

05. Lady – “If You Wanna Be My Man”

06. Shirley Brown – “Woman To Woman”

07. Otis Redding – “You Don't Miss Your Water”

08. Mos Def – “Beauty in the Dark”

09. Talib Kweli – “Favela Love” (ft. Seu Jorge)

10. Drake – “Hold On Were Going Home” (ft. Majid Jordan)

11. Jill Scott – “Love Rain”    
                
12. Aretha Franklin – “Baby Baby Baby”

13. Bobby Womack – “Close To You (They Long To Be)”


Download em formato mp3 também aqui: Rádio Autónoma - Podcasts Groove your Soul




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O dom da palavra


Alguns de vocês saberão que, além do Groove your Soul, escrevo habitualmente para o Palco Principal.
Embora seja um projecto paralelo, a verdade é que partiu daqui. Aliás, todas as coisas boas que me têm acontecido relacionadas com a música (Palco Principal, rádio, podcasts, eventos, etc) tem a sua raiz neste blogue.

Não sei porquê, nunca publicitei muito aqui os meus textos do Palco Principal... limitei-me a criar um separador no lado direito, que vou actualizando consoante os artigos que escrevo. Contudo, embora seja algo mais "profissional" (se assim se pode dizer, ainda que entre aspas), escrevo com o mesmo carinho e, talvez até mais dedicação (no sentido em que é um trabalho mais cuidado e que me induz uma maior responsabilidade), do que escrevo aqui.

Ao contrário do Groove your Soul, que é a minha casa, o meu espaço, o meu recanto... no qual posso escrever exactamente aquilo que me apetece, quando me apetece... onde posso ser eu, feliz, triste ou chateada, e dizer como a música me faz sentir a mim, Lucélia Fernandes. Para o Palco Principal já não é bem assim. Procuro sempre activar alguns filtros e tentar transmitir aquilo que a música fará sentir ao leitor que ouvir aquele álbum, ou que queira reviver os pormenores de um concerto ao qual assistiu, ou "levá-lo lá" caso não tenha podido ir. Conclusão: tento não ser facciosa nos meus textos o que, confesso, nem sempre consigo... pois entusiasmo-me e tenho vontade de escrever tudo de bom que estou a sentir. Essa é outra vantagem que facilita muito as coisas para quem lida com as palavras - poder escrever sobre o que se gosta.

Como já tenho dito muitas vezes, não me considero crítica de música, nem jornalista, nem nada que se pareça (e tenho muito respeito por quem o é!)... simplesmente gosto de partilhar aquilo que oiço e gosto, por palavras. O Palco Principal deu-me essa oportunidade - de conseguir passar as minhas palavras a um maior número de pessoas, seja acerca dos álbuns que me encantam e me deixam com uma vontade enorme de os recomendar, seja através dos concertos bonitos que, como eu costumo dizer, me aquecem a alma.

O concerto de ontem foi um deles e, embora não devesse estar agora aqui, mais uma noite agarrada ao computador, depois de ontem me ter deitado às tantas (também a escrever) e após ter passado o dia inteiro no trabalho a repetir para comigo mesma: "hoje vais deitar-te cedo, hoje vou deitar-me cedo!!!"... há coisas contra as quais, simplesmente, não consigo lutar.

Aqui vos deixo mais bocadinho de mim, a reportagem para o Palco Principal do concerto de Gregory Porter.





"(...) Em busca deste ‘liquid spirit’, foram muitos os que numa noite quente de outono, a meio de mais uma semana de trabalho, encheram o auditório do CCB com o objetivo de se deliciarem com a música acolhedora deste cantor. E, de facto, não foi difícil deixar-se levar, descontrair, desconectar… Durante uma hora e meia foi fácil sorrir, bater palmas, bater o pé, estalar os dedos, sonhar. (...)"



domingo, 6 de outubro de 2013

Groove your Soul #02





















 


Playlist Groove your Soul #02

01. Janelle Monáe ft. Solange – “Electric Lady” 

02. Solange – “Losing You”

03. Miguel ft. Kendrick Lamar – “How Many Drinks”

04. Kendrick Lamar ft. Drake – “Poetic Justice”

05. John Legend – “Made To Love”

06. Chris Turner – “Liquidlove”

07. Roy Hargrove (RH Factor) ft. Renee Neufville – “On The One”

08. Donald Byrd – “Think Twice”

09. Ann Peebles – “Trouble, Heartaches and Sadness”

10. Darondo – “Sexy Mama”

11. King Floyd – “Groove Me”

12. Staple Singers – “Let’s Do It Again”

13. Marvin Gaye – “Is That Enough”

14. Janelle Monáe – “What An Experience”

 Download em formato mp3 também aqui: http://www.ualmedia.pt/ra/?v=1325