sexta-feira, 5 de julho de 2013

Presente inesperado



Há uns dias atrás recebi um presente inesperado. 

Talvez por ter sido inesperado, tenha sido tão bom recebê-lo… mas não, não creio que seja só isso. À parte de música ser uma das melhores coisas que me podem oferecer, foi bom recebê-lo porque sei que teve significado para mim e para a pessoa que mo deu. 

Agora que se aproxima o primeiro aniversário do Groove your Soul, faço mais uma retrospectiva (aquilo que tenho feito ao longo do ano sempre que coisas boas me acontecem), olho para trás e vejo a quantidade de “presentes” que a música me tem dado e as pessoas fantásticas que se têm aproximado de mim… e são gestos tão simples e genuínos como este, que trazem brilho à minha vida e à minha pessoa.

O meu presente foi, nada mais, nada menos, do que a colecção de vinis de uma vida!
Que honra! - Antes de mais, é o que me apetece dizer! Mas não é apenas uma honra, é também um prazer, uma delicia, uma alegria enorme receber estes vinis que, certamente, foram confidentes, contadores de histórias e companheiros desta pessoa e chegam agora às minhas mãos, para daqui em diante me acompanharem a mim.

É com enorme carinho que os recebo, pois sei que foi também com igual carinho e alguma admiração que me foram oferecidos. É muito bom quando as pessoas que nos rodeiam, além de gostarem em nós e acreditarem em nós, fazerem questão também de demonstrá-lo. Eu sinto-me abençoada, pois tenho tido essas pessoas ao longo da vida, que me empurram a seguir em frente, com algo tão simples como é acreditarem em mim. Reconheço-me valor, mas sei o papel importante de algumas pessoas que me ajudaram a crescer, a lutar por fazer aquilo que gosto e, mais importante, a acreditar em mim. Agradeço-lhes de tempos a tempos, fazendo questão que elas saibam que eu não me esqueço disso e do quão preciosas elas são para mim. Na verdade, penso que disso se trata aquilo que habitualmente designamos por amizade. Dar e receber.

Pois bem, voltando aos meus vinis, é claro que no meio de dezenas de vinis, houve uns que me despertaram mais o interesse (e o ouvido) do que outros! O primeiro foi precisamente o da fotografia acima – Roberta Flack!

Fiquei muito contente por descobrir este vinil pois não tinha nenhum disco desta cantora e era algo pelo qual ansiava. Mas ainda, por tratar-se do “Quiet Fire” (de 1971), que tem esta música que eu adoro – “Bridge over Troubled Water”.



Embora o disco não tenha algumas das músicas que tornaram esta cantora mais conhecida, tais como "Killing Me Softly with His Song" ou "Feel Like Makin' Love”, todo o álbum é maravilhoso, daqueles que apetece ouvir numa noite quente de verão, sem pressas… e talvez porque o estou a ouvir agora, destaco também outro tema que me conquistou desde o primeiro minuto – “To Love Somebody”.



Outra senhora que adorei receber na minha colecção foi a inigualável, Elis Regina! Desta feita, o seu álbum ao vivo em Monteux (1979). 
Que leveza de voz e que personalidade forte! Foi outro deleite ouvir este álbum.




Mas as senhoras  de peso não ficam por aqui! Temos ainda Aretha Franklin, Shirley Bassey, Rita Lee, Tracy Chapman e a emblemática Janis Joplin, entre outras.
 



E os senhores, perguntam vocês??

É claro que os senhores também estão bem presentes nesta colecção e até em maioria!

O primeiro que me despertou a atenção foi umas das estrelas da editora Stax, que também não constava na minha discoteca – Isaac Hayes – músico, cantor e compositor talentosíssimo, detentor de uma voz grave, quente e envolvente, famoso também por algumas trilhas sonoras que compôs para o cinema, como foi o caso de “Shaft”, pelo qual venceu o Óscar para melhor canção original.



Mas quem também muito se assemelha a Isaac Hayes, pois gosta de conversar connosco nas suas canções, numa voz igualmente grave e sensual, é o meu querido Mister Love, o qual também já mereceu o seu post neste blogue, o grande e único – Barry White!

E embora ele também tenha uma magnifica versão da canção anterior, foi o disco “Is This Whatcha Wont?” que me foi presenteado, do qual faz parte o tema que se segue.




E este? Este também lá estava e o mais engraçado é que comprei um igual há cerca de duas semanas, numa feira… (se eu soubesse!!)




Mas as “pérolas” não acabam por aqui! Mais um que está ON repeat cá em casa…




E a juntar a estes, tantos outros que ainda tenho por ouvir, saborear, descobrir… Bob Marley, Frank Sinatra, Ray Charles, Otis Redding, Bob Dylan, Neil Young, Lou Reed…

OBRIGADA!!
É com a alma cheia de gratidão que me despeço hoje! 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

A Noite Passada



"A Noite Passada é o tempo dos beijos que não se deram. Das caras a quem sorrimos. Das pessoas que não se falaram. Dos olhares que não se roubaram ou que não se cruzaram como queríamos. Das mãos que não se entrelaçaram. Dos amores que não se viveram. Das bocas que se tocaram e das que não se tocaram. Dos bares a fechar. Do vento gélido de uma noite perdida ou esquecida.A noite que passou vive-se de forma que não foi prometida. A Noite Passada é...onde a paixão dança e o amor amanhece."

"A Noite Passada" é isto e muito mais! E é também o programa do meu amigo Tiago Soares, outro apaixonado por música, que dedica parte do seu tempo “a espalhar a mensagem”, a partilhar esta alegria, magia, terapia que para muitos é, a música. 

Graças ao Tiago e à sua ‘Noite’, tive o prazer de regressar ao estúdio da rádio Autónoma e dar uma nova oportunidade ao microfone que, continua a assustar-me mas, na verdade, cada vez menos. Tive a honra e o prazer de ser a primeira convidada (no feminino) de "A Noite Passada", como sendo a autora (e dona como o mesmo gosta de dizer) do blogue "Groove your Soul", e passar uma hora à conversa com o Tiago sobre o nosso tema preferido, mais uma vez, a música!

O que deveria ter sido uma entrevista (e na teoria foi), traduziu-se numa conversa descontraída (isto é, apenas após os 5 primeiros minutos, pois ao início estava super tensa), durante uma hora muito bem passada, em que se falou sobre a história do Groove your Soul, como tudo começou e do que se desencadeou a partir daí; a forma como se ouve música actualmente, música soul; a noite e a sua relação com a música; projectos futuros… enfim, mais não digo, terão que ser vocês a descobrir, numa destas ‘noites’… ;)
E é claro que também não faltou uma banda sonora à altura para nos acompanhar nesta conversa. Preparei para esta 'Noite' quente de verão uma selecção de temas que me transmitem o melhor dos dois mundos – o groove do Groove your Soul e nostalgia de A Noite Passada.

Ficaram curiosos??

Então estejam atentos, pois em breve será anunciada a noite em que o programa passará na rádio Autónoma e, posteriormente, será disponibilizado o podcast do programa! 

Resumindo, a noite passada foi/é… espectacular! :)


Para seguirem "A Noite Passada":

Link Blogue do Tiago - “Ava Adore”:

http://www.avaadore.blogspot.pt/

Link Podcasts "A Noite Passada":

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ben Harper

 

Porque há datas especiais e pessoas especiais, este post é dedicado a uma dessas pessoas...  especial na minha vida. Além de ser um dos meus leitores mais assíduos, ao qual podem agradecer a existência deste blogue, é também uma mulher, mãe e amiga maravilhosa. És imprescindível para mim, por isso desejo-te a maior felicidade deste mundo e que eu possa partilhar dela e estar sempre presente na tua vida, como também espero que tu estejas na minha. Parabéns querida amiga! Finalmente o teu pedido são ordens, hoje o post é sobre o nosso Ben!!!!! :)




Pois é... há cantores e álbuns que marcam algumas fases da nossa vida, ao qual associamos determinadas pessoas e dos quais guardamos doces recordações. Assim acontece-me com Ben Harper e o seu grandioso álbum, “Live from Mars”!
Este cantor foi-me dado a conhecer através deste álbum, por volta do meu primeiro ano da faculdade, pela aniversariante em questão! Lembro-me que não demorou muito tempo a apaixonar-me perdidamente pela voz do Ben, bem como por todo o álbum, ouvindo vezes sem conta as suas músicas… algumas ainda as sei de cor... Lembro-me do seu concerto no Pavilhão Atlântico a que assistimos juntas (e mais tarde no Sudoeste), do quanto ‘suspirámos’… E lembro-me perfeitamente de cantarmos por diversas vezes, a pleno pulmões, sem piedade de quem estivesse por perto, esta canção:



Canção esta que, antes de ser do Ben, já era do nosso mais-que-tudo Marvin! A verdade é que por muito que tenha o Marvin lá em cima num pedestal, sinto um carinho muito especial por esta versão da “Sexual Healing” que o Ben Harper fez. Simplesmente adoro esta música no timbre da sua voz! É de uma doçura que me arrepia! Reconheço esta música logo nos primeiros segundos, assim que o público começa a gritar… e conheço todas e cada uma das suas nuances, pausas e respirações que o Ben faz ao cantá-la. Volta e meia ela passa no meu shuffle e eu rio-me… pois sei que não vou conseguir fazer next e passar à música seguinte. Sabe-me sempre bem ouvi-la. Pu-la na prateleira de músicas ‘prá vida’ e assim irá ficar, acompanhando-me ao longo da mesma.




Mister Ben Harper é um Californiano de 43 anos que, além de ser abençoado com aquela voz, também é um virtuoso com as mãos, o qual o demonstra  sempre que sobe ao palco acompanhado da sua guitarra, seja ao peito ou ao colo. Não tivesse o mesmo sido criado precisamente entre guitarras, na loja de música dos seus avós (The Folk Music Center and Museum), onde aprendeu a dominar este instrumento desde muito cedo, levando-o mais tarde a dar os primeiros passos no meio musical. Assim sendo, ganhou o primeiro reconhecimento quando foi convidado a participar numa tournée pelo Havai do também músico e cantor, Taj Mahal, seguindo-se o seu álbum de estreia em 1994, lançado pelas mãos da editora Virgin Records (a qual o tem acompanhado ao longo da sua carreira) – “Welcome to the Cruel World”. 




A partir daí não parou de lançar álbuns! Ora sozinho, ora em conjunto com as duas bandas que mais o acompanham nas suas digressões (The Innocent Criminals e The Blind Boys of Alabama). A verdade é que Ben nunca mais parou de nos trazer boa música. Uma música rica e variada, que mistura diferentes estilos como o soul, blues, gospel, folk, reggae e rock!  




Mas é curioso, tal como acontece com outros artistas (como Dave Matthews Band, lembrei-me agora) são sempre os seus álbuns ao vivo que eu mais gosto de ouvir! Não sei… deve ser da acústica, mas a verdade é que a sua música torna-se mais suave, mais encantadora, o seu som mais límpido. Talvez por isso goste tanto do “Live from Mars”, pois o mesmo consiste numa colectânea excelente das músicas de Ben Harper, tocadas e cantadas ao vivo numa acústica fantástica!

Outra coisa que me agrada bastante no álbum, é o facto do mesmo estar dividido entre as músicas mais calmas e as mais ‘agitadas’. No primeiro disco encontramos as guitarradas, a garra de Ben Harper (como é o caso de “Glory & Consequence”, a sua primeira música). No segundo disco temos as músicas doces, cantadas bem baixinho, que nos falam de amor e, também, de dor. É o caso desta “Walk Away” - uma melodia tão bonita como a sua letra, que a propósito, ainda sei de cor.


Here comes that sun again
That means another day
Without you my friend And it hurts me
To look into the mirror at myself
And it hurts even more
To have to be with somebody else
And it's so hard to do
And so easy to say
But sometimes
Sometimes you just have to walk away...


Ambos discos são deliciosos, sinceramente, não sei qual deles ouvi mais vezes. Contudo, se pensam que as virtudes do cantor ficam por aqui, enganam-se! Ben Harper é um activista, que utiliza também a sua música e a sua bela voz como um meio para nos fazer chegar a sua mensagem, para nos transmitir aquilo que o aflige e que está de errado neste mundo. Um exemplo bem explícito disso é o tema já acima apresentado, “Excuse Me Mr.".
Também a cultura e o espírito pacifista do reggae estão bem presentes na sua vida e na sua música. Muitas das suas canções são alegres, apelam à união, à camaradagem e à liberdade, como o tema que se segue abaixo. Ben explica-nos.




Mas há um tema deste álbum que eu adoro e já não me lembrava! Tão bom, que bem me soube voltar a ouvir esta música e lembrar-me do quanto gosto dela! A mesma tem um início terrivelmente sedutor… suave, quente, doce… e termina de forma louca e psicadélica. Um Ben Harper que ao longo destes 8 minutos passa do sussurro para o pranto. O céu e o inferno numa mesma música. Arrebatadora e envolvente, tal como deve ser uma mulher - “The Woman In You”!



Could've sworn I heard you say amen this morning,
showing some kind of sign that you believe
Did it fall from your tongue without warning
or just another trick to fall from your sleeve
Did I hear you say that you believe in angels?
I guess I bring the devil out in you
But we can both remove our halos
'cause even an angel needs love too
even angels needs love too

Bem, penso que já deu para perceberem que o Groove your Soul recomenda fortemente este álbum! Sei que Ben Harper continua activo e lançou recentemente um novo álbum com o nome de “Get Up!”. Sei também que é um álbum com uma vertente mais blues, mas ainda não tive a oportunidade de ouvi-lo como deve de ser para poder opinar.

Espero que a aniversariante tenha gostado da sua prenda, bem como todos os outros soul lovers que puderam desfrutar dela! Confesso-vos que comecei a escrever este post por ela mas, agora que chego ao fim, após este regresso ao passado, apercebo-me do bem que me soube escrevê-lo! Estava a precisar. Aconchegou-me a alma…
É o que eu costumo dizer, cada post tem a sua razão e momento de acontecer! :)

Despeço-me com alegria, amizade e AMOR!!!!!!




quarta-feira, 5 de junho de 2013

Podcast Groove your Soul


Caros soul lovers!

Eu e o Groove your Soul fomos de férias mas, como o mundo não para, o podcast "Groove your Soul" foi publicado pela The Why Radio, na passada segunda-feira, dia 3! :)

Como o prometido é devido, aqui está o link para acederem ao podcast e a respectiva tracklist!

Link:

http://www.thewhyradio.com/2013/06/lucelia-fernandes-15.html

Tracklist:

01. Marlena Shaw - Woman of the Ghetto
02. Curtis Mayfield - Ghetto Child
03. Jill Scott - A Long Walk (Jazzanova mix)
04. José James - Detroit Loveletter
05. Erykah Badu- Fall in Love (your funeral)
06. D'Angelo - Greatdayindamornin' Booty
07. Tupac - Do for Love
08. Gil Scott-Heron – The Bottle
09. Aretha Franklin – Dr. Feelgood
10. Darondo – Question Mark
11. Otis Redding – Cigarettes and Coffee
12. Nina Simone – Cotton Eyed Joe
13. Marvin Gaye - Keep Gettin' It On

Resta-me ainda agradecer aos amigos - Tiago Soares e Miguel van der Kellen, pelo apoio na gravação do podcast e pela experiência que me proporcionaram, e à The Why Radio por me ter lançado o desafio! Muito obrigada!! :)

Por agora é tudo, mas um novo post está para breve, bem como, novidades...

***