sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Groove your Soul sai da caixa!




Queridos soul lovers,

Eu e o Groove your Soul estamos prestes a ir de férias. Contudo, não queria ir sem antes partilhar convosco mais uma novidade, a juntar-se às tantas outras surpresas que me têm acontecido ao longo desta “viagem”.

Pois bem, a juntar aos textos para o Palco Principal, o Podcast para os The Why Radio, a entrevista para A Noite Passada e agora, o para breve programa na Rádio Autónoma, tenho mais uma “estreia” como autora do Groove your Soul ou, simplesmente, como apaixonada de música que sou – um evento!

Foi com muito gosto que recebi o convite do Studioteambox para criar uma noite dedicada ao Groove your Soul e à música!

O Studioteambox é uma galeria de arte situada na LXfactory, que funciona como uma espaço expositivo, promovendo uma programação cultural diversa onde coabitam exposições temporárias de diferentes origens artísticas, workshops, artes performativas e popup-shops. Segundo os mesmos, o lema do studio "expõe aqui", reforça a missão deste espaço de ser uma plataforma de novos talentos, através de uma galeria aberta, alternativa e inovadora.



Dentro do conceito do Studioteambox, surge o Outofthebox!

O Outofthebox é um programa levado a cabo pelo studio, com o objectivo de divulgar projectos emergentes e criar sinergias culturais e criativas.
A ideia é convidar pessoas “anónimas” e com trabalhos ditos “convencionais” e que, em paralelo, mantenham pequenos projectos nos mais variados âmbitos culturais: letras, música, teatro/cinema e artes visuais.

Cada convidado do Outofthebox tem direito a um sábado, numa noite onde irá falar sobre si e sobre o seu projecto, desenvolvendo, para o efeito, actividades inerentes à exposição do mesmo.

E é aqui que eu entro! :)

Quando recebi o convite do studio, embora tenha gostado logo do conceito e tenha achado a ideia super gira e interessante, não fazia ideia do que ia fazer, nem como o ia fazer. Mas pronto, mais uma vez, e como em todos os desafios que me têm sido propostos, o espírito foi: “Bora lá!”.

Confesso que talvez este desafio seja, para mim, o maior de todos eles… É que uma coisa é estar no meu sofá, com o computador ao colo, a escrever descontraidamente, ou então, num estúdio de rádio, gravando as vezes que forem precisas até ficar satisfeita (ou sem voz)… outra coisa, é dar a cara.

Embora o meu forte não seja (de todo) falar em público ou ser o centro das atenções, o que me levou a seguir em frente e aceitar o convite foi a oportunidade de, mais uma vez e de uma forma diferente, fazer algo que gosto muito - ouvir/falar de/partilhar música convosco.  
Além do mais, é uma boa forma de conhecer novas pessoas que tenham também esta paixão em comum! Quantas mais pessoas na minha vida a gostar de soul, melhor! :)

O evento será no dia 7 de Setembro, tem hora prevista para começar às 22h e o valor da entrada é de 5€. Em linhas gerais, consistirá em falar-vos um bocadinho de mim, do Groove your Soul, de como surgiu este projecto e dar-vos a conhecer este estilo de música, a sua história e a sua essência. Basicamente, e como sou inexperiente nestas andanças, o meu objectivo é que seja um serão descontraído, onde possamos ouvir boa música e falar sobre ela. Criar a espécie de tertúlia, onde todos possam ser intervenientes (eu até agradeço!). Acima de tudo, será uma noite de celebração, dedicada à música soul, em particular.

Adicionalmente, será também uma boa oportunidade para fazer o lançamento do Groove your Soul na rádio, cuja estreia tem data prevista para a terceira semana de Setembro!

Como tal, amigos, soul lovers ou apenas curiosos, serão todos muito bem-vindos! :)

Então, posso contar convosco? 

Ajudam-me em mais este desafio?


domingo, 28 de julho de 2013

Aniversário Groove your Soul + EDP Cool Jazz: John Legend

1 ano,

56 posts,

9072 visualizações,

E muitas, muitas alegrias!!!

PARABÉNS Groove your Soul!!! 

O meu querido blogue faz hoje 1 ano de existência! Sim, este blogue, que já é parte de mim e me proporcionou, ao longo deste ano, um sem-fim de boas experiências, boas sensações e, acima de tudo, boa MÚSICA! 

Parabéns Groove your Soul! Continua a crescer e a fazer-me feliz!!! :)

Mas hoje este post vai ser 2 em 1! Além da celebração do primeiro aniversário do Groove your Soul, temos também a crítica ao concerto de John Legend, a qual sai já de seguida!

Pois bem… gostava de vos poder dizer que ontem saí do estádio do Parque dos Poetas com a “alma cheia”, como habitualmente costumo dizer… pois é, gostava muito, mas não consigo! 

É bem verdade que tinha as expectativas muito altas para este concerto (talvez demasiado altas)… bem como é verdade que um estádio, já por si, amplo, e o facto de eu não estar perto do palco (nem perto disso), podem ter influenciado negativamente o meu grau de satisfação relativamente ao concerto.

Tudo isto é verdade e tento agarrar-me a estes factores a todo o custo para justificar o meu “descontentamento”. Mas, no meu íntimo, eu sei bem qual é a verdadeira verdade… faltou ALMA àquele concerto! 

Confesso que, embora adore John Legend e ame a sua voz de morte - aquela voz linda, sensual, quente, poderosa - no final do concerto só me apetecia bater-lhe! Fiquei mesmo chateada porque sei que ele poderia ter-nos dado mais, bem mais!
 
Eu não sei o que é que um fã de heavy metal procura quando vai a um concerto, se é a intensidade do som, da voz do cantor, a batida de determinado instrumento... enfim, não sei. Mas sim sei o que um fã de soul espera quando vai a um concerto! Espera receber calor, alma, sentimento, paixão, entrega! Espera que o cantor sinta tudo isso nas suas músicas e que o transmita ao público, quer na sua voz, quer no seu corpo, quer nas suas palavras! E espera que se gere uma empatia, uma cumplicidade, uma comunhão entre ambos, originada por um propósito comum – o amor pela música. 

Pode parecer algo idílico dito assim, mas eu senti-o em Maio com José James, em Março com Cody Chesnutt e no ano passado com Erykah Badu, mas não o senti ontem com John Legend.

Ok, não podemos negar que ele cantou as suas canções sem desafinar uma nota, naquela voz maravilhosa que enche qualquer estádio deste mundo. Contudo, limitou-se apenas a fazer isso, a cantar as suas canções e, digo-vos sinceramente, de forma muito “formatada”. É caso para se dizer – cantou, mas não encantou.

Ao todo, percorreu os seus 3 álbuns, mais o novo que aí vem, cantando um total de 25 temas, num concerto de 1:45h, aproximadamente. É claro que sabe bem ouvir todos os seus hits… mas, sinceramente, preferia ter ouvido, por exemplo, apenas 15 músicas e que estas tivessem mais… conteúdo. Que não fossem cantadas “de rajada”, umas atrás das outras, de forma muito similar à que podemos ouvir nos seus CDs. Já para não falar que ele praticamente não interagiu com o público. Já íamos na 6ª música e eu, preocupada, pergunto-me: “Mas quando é que ele começa a falar connosco??”.
Gostava de ter sido surpreendida com versões mais arrojadas, mais alargadas ou, simplesmente, com jams do cantor e/ou da banda. Ok, talvez o seu tipo de música não seja o mais propício a isso... mas não sei, faltou sal, pimenta àquele concerto!
Gostava que ele tivesse improvisado, que se tivesse metido connosco, nos tivesse picado, puxado por nós… gostava de ter sentido que ele se estava a divertir com o concerto, grooving with himself… mas não, infelizmente não senti nada disso. Achei pobre a maioria das interpretações que fez das suas músicas (para não falar dos covers) e quase nem dei pela banda que o acompanhou. Realmente, o que me restou daquela noite foi mesmo, a sua voz.



A abrir o concerto o tema, “Used to Love U”, o qual deixou o público todo de pé, mas não por muito tempo. Logo de seguida, “Made to Love”, do seu novo álbum a sair em Setembro e do qual cantou mais 5 temas: “Tonight”, “The Beginning”, “Who Do We Think We Are” e “All of Me”. Esta última foi o único momento da noite em que me arrepiei, pois não conhecia o tema e adorei tanto a letra, como a melodia da canção.


 

Dos seus anteriores trabalhos: “Alright”, “I Can Change”, “Let’s Get Lifted”, “Number One”, “So High”, “Again”, “Save Room”, “PDA”, “Good Morning”, “Green Light”, “Everybody knows” e a minha querida “Slow Dance”, na qual, tal como eu esperava, pude sentir um fiozinho do groove de John Legend. Seria inconcebível se assim não fosse nesta canção!






Fora os seus discos, ouvimos ainda o tema da BSO do filme “Django” – “Who Did That to You” e ainda, “Wake Up”, do seu projecto com os The Roots. Quanto a covers, cantou “Dancin' In The Dark” (Bruce Springsteen), numa versão mais slow, que até gostei; “Light My Fire” (Doors), "I Want You" (Beatles) e “Bridge Over Troubled Water” (Simon & Garfunkel).




Para o encore, “Ordinary People” e “Stay With You”.

John, por tudo isto, e como ontem nos pediste para voltar, eu espero bem que voltes depressa e que, da próxima vez, aqueças a minha alma e a preenchas como ontem não o fizeste. Até lá, ser-te-ei fiel, pois adoro a tua música e é um prazer tremendo ouvir a tua voz, tal como ontem o foi… mas, de ti, quero mais, espero mais, sei que podes dar mais!


E agora, para celebrar este dia, aqui vai a novidade que vos prometi anunciar…

… então é assim…

… o Groove your Soul…  

… vai ter…

... um programa de RÁDIO!!! :)))

Pois é, para culminar este ano que foi tão rico em novas experiências, novos conhecimentos e novos desafios para mim, eis que surge o maior de todos eles - a oportunidade de aprender e enveredar neste mundo da rádio! Um mundo que tanto me fascina e cuja função é das coisas que mais prazer me dá fazer na vida – partilhar música!

O programa chamar-se-á, tal como o blogue, Groove your Soul, e irá passar na Rádio Autónoma (rádio da Universidade Autónoma de Lisboa) ainda com o dia e a hora a definir, mas com previsão para arrancar em Setembro.

No programa irei passar uma hora de música, dando algumas informações relativamente às mesmas e aos seus intérpretes, fazendo referência também ao blogue. A ideia é estabelecer uma ligação entre ambos: blogue e programa de rádio.

A música a passar será dentro do registo do blogue (soul, r&b e hip hop), sendo que o meu objectivo é passar a maior variedade possível dentro destes estilos, dos mais diversos artistas, desde os anos 60 até à actualidade!

A emissão da rádio é online, pelo que poderão seguir o programa no momento da emissão ou mediante os respectivos podcasts, que serão disponibilizados aqui no blogue, na sua página do facebook e no site da Rádio Autónoma. Os podcasts ficarão também disponíveis para download, pelo que não há desculpas para não ouvir o programa e poderão fazê-lo as vezes que quiserem, a qualquer hora! :P

Como devem calcular, estou super entusiasmada com esta oportunidade! Não só pela aprendizagem mas, essencialmente, pelo prazer que terei em partilhar convosco esta música que tanto amo! A selecção das playlists tem sido uma dor de cabeça muito boa para mim, pois é com imenso carinho que partilho convosco estas músicas que fazem parte dos meus dias, das minhas noites, da minha vida.

Espero que gostem e, como é óbvio, agradeço (e preciso de!) o vosso feedback, por forma a poder melhorar e evoluir a cada dia! 

Assim que tiver mais detalhes sobre o programa irei informar aqui.

Até lá, PARABÉNS ao Groove your Soul!!!