terça-feira, 2 de outubro de 2012

Michael Kiwanuka




Pessoal, o Kiwanuka está de volta a Portugal! :) 

É presença confirmada no festival Vodafone Mexefest, que irá decorrer em Lisboa nos dia 7 e 8 de Dezembro!

Já há algum tempo que queria escrever um post sobre este cantor, como tal, nada melhor que aproveitar esta notícia para fazê-lo!

Conheci Michael Kiwanuka por acaso, numa das minhas pesquisas curiosas há cerca de 1 ano atrás, na qual dei com esta música.
 


Vi este vídeo sem saber nada acerca de Kiwanuka… Após os primeiros 10 segundos pensei: “Epa… Que cantor é este que me escapou???” Calculei que fosse algum cantor de Soul dos anos 70, já velhinho e pouco conhecido… daqueles “Rare Souls”, tesouros escondidos que de vez em quando tenho a sorte de encontrar… Pois bem, enganei-me redondamente! Foi uma agradável surpresa perceber que aquela voz velha pertencia a um jovem de 24 anos, que acabara de lançar o seu primeiro single - "Tell Me a Tale" - tema incluído no seu debut álbum, lançado meses depois com o nome de “Home Again”.

De origem Ugandesa, este jovem cantor cresceu e reside em Londres. A música desde cedo despertou-lhe o interesse e foi com as mais variadas influências que Michael descobriu onde esta iria encaixar-se na sua vida. Assim, com Jimi Hendrix começou a afinar as cordas da sua guitarra, Bob Dylan acordou-lhe a voz que iria dar música e Otis Redding mostrou-lhe o caminho que a sua alma iria seguir… a estes juntaram-se outros como Bill Withers e Terry Callier e tudo junto deu-nos… Michael Kiwanuka.



Michael Kiwanuka iniciou-se na música como guitarrista, participando em pequenas jam sessions nos bairros de Camden. Para além de tocar guitarra, também compunha músicas, das quais gravou demos com a própria voz, na esperança de virem a ser interpretadas por outras pessoas. Muita modéstia deste rapaz, pois só um louco para ouvir a sua voz e não o convidar de seguida para gravar um disco! Assim o fez Paul Butler (que de louco não tem nada!), produtor do seu primeiro EP e do seu primeiro álbum “Home Again”.

Adicionalmente e em sintonia com a gravação deste disco, Kiwanuka consagrou-se vencedor do "BBC Sounds of 2012", o que constituiu um BOOM na sua carreira, lançando-o definitivamente no mundo da música.

“Home Again” é um álbum de Soul bastante acústico, com apontamentos de Jazz e Folk que lhe dão um toque vintage. O mesmo não poderia começar de melhor forma, com a fantástica “Tell Me a Tale”. Na minha opinião, a música mais bem conseguida do álbum e que confere a Kiwanuka uma maturidade musical que não reflecte os seus 24 anos. As flautas que se fazem ouvir ao longo da música, combinadas com a restante melodia Soul e a voz velha de Kiwanuka, transportam-nos directamente para os anos 70, tal como aconteceu-me a primeira vez que a ouvi.

“Rest”, tal como nos diz a letra, é um descanso… uma música que nos dá vontade de fechar os olhos e esquecer o mundo lá fora.


Close your eyes
Let them rest
I ain't in no hurry, no hurry at all
Rest your head upon my shoulder
I swear I will carry, carry you on
I won't let you go, go on hungry
I won't let you cry, without a hand to dry
Rest your hands
Leave them tender
They weren't made for working, working at all
I won't let you go, go on hungry
I won't let you cry, without a hand to dry
Rest your soul, live in peace
I won't let you worry, worry at all


Neste álbum Kiwanuka fala-nos de espiritualidade, saudade e transição. Tal é bastante visível nos seus temas “Home Again” e “I’m Getting Ready”. Kiwanuka e a sua guitarra encontraram finalmente o seu caminho e estão prontos para acreditar e seguir em frente.

 




“I’ll Get Along” e “Bones” são duas músicas doces, que nos apresentam um swing delicioso e melodias bastante harmoniosas, que para o efeito contaram com a ajuda dos coros e com as notas preciosas que instrumentos como a flauta e o piano, respectivamente, assim o proporcionam.



 


Para terminar, um Blues... Kiwanuka e a sua guitarra mais uma vez fantásticos, intimistas neste melancólico “Worry Walks Beside Me”.



Já vi Michael Kiwanuka este ano no EDP CoolJazz mas soube-me a pouco! Penso que aquela voz, embora capaz de encher os espaços mais amplos, merece um sítio mais acolhedor e fechado. Espero encontrá-lo mais… “ele”, mais autêntico  e não como o cantor pouco conhecido que ia fazer a primeira parte dos Buena Vista Social Club. Nesse concerto faltou o elo de ligação entre ele e o público, que é essencial para a distinção entre um concerto normal e um BOM concerto. Espero sentir essa connection em Dezembro e poder apreciar a verdadeira essência deste jovem cantor.

Conto convosco!? Vemo-nos lá?? ;)


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ain't No Mountain High Enough



Já aqui foi dito, que certas músicas podem ser especiais para nós por estarem associadas a momentos que vivemos bem como, pessoas que conhecemos. 

Pois bem, esta música é uma delas na minha vida.

“Ain’t No Mountin High Enough” é para mim um hino a uma amizade muito forte, que tenho com um conjunto de pessoas.

Pessoas que fazem parte da minha vida há algum tempo, mas que por diversas razões seguiram o seu caminho e neste momento encontram-se longe fisicamente. Digo isto assim, pois ainda que longe, sinto-as bem perto de mim... sinto o seu carinho e amizade nas coisas boas e más que me acontecem ao longo da vida.

E isso é o bom da amizade quando ela é verdadeira… ain’t no mountain high enough, ain’t no valley low enough, ain’t no river wide enough to keep me from getting to you baby  o facto das pessoas continuarem unidas e fazerem por estar bem presentes na vida umas das outras, partilhando as alegrias, as dificuldades e todos os momentos importantes que a compõem, ainda que estando… longe.

Este post é para vocês e em especial para o Bernardo. 

Obrigada por fazerem parte da minha vida e pela importância que têm nela.


Listen, baby
Ain't no mountain high
Ain't no vally low
Ain't no river wide enough, baby

If you need me, call me
No matter where you are
No matter how far
Just call my name
I'll be there in a hurry
You don't have to worry

'Cause baby,
There ain't no mountain high enough
Ain't no valley low enough
Ain't no river wide enough
To keep me from getting to you

Remember the day
I set you free
I told you
You could always count on me
From that day on I made a vow
I'll be there when you want me
Some way, somehow

'Cause baby,
There ain't no mountain high enough
Ain't no valley low enough
Ain't no river wide enough
To keep me from getting to you

Oh no darling, no wind, no rain
No winters cold can stop me baby
No, no baby, 'cause you are my love
If you ever in trouble, I'll be there on the double
Just send for me, oh baby


My love is alive
Way down in my heart
Although we are miles apart
If you ever need a helping hand
I'll be there on the double
As fast as I can

Don't you know that
There ain't no mountain high enough
Ain't no valley low enough
Ain't no river wide enough
To keep me from getting to you

Don't you know that
There ain't no mountain high enough
Ain't no valley low enough
Ain't no river wide enough