sexta-feira, 27 de julho de 2018

Jessie Ware: uma noite encantada, no EDP Cool Jazz



Foi com algum receio que ontem saí de casa, a temer pelo frio que geralmente é um habitué nos jardins do EDP Cool Jazz, nestas noites de Verão. Contudo, a expectativa era bem grande para receber aquela voz britânica que já por 2 vezes cancelou a sua vinda ao nosso país, primeiro em 2015 no NOS Alive e depois em 2017 no Vodafone Mexefest. 

Costuma-se dizer que à terceira é de vez, e assim foi. Depois de uma primeira parte muito bem servida a cargo do australiano Jordan Rakei, Jessie Ware sobe ao palco elegante, bonita e segura de si como ela só, dando início ao concerto de forma intimista com 'Sam', tema que, curiosamente, fecha o seu último trabalho, “Glasshouse”, de 2017.

Contrariando o meu receio e aumentando as minha expectativa, a noite caíra perfeita nos jardins do Parque Marechal Carmona, sem vestígios de vento ou de frio que pudessem arrefecer-nos os ânimos. Um cenário idílico e romântico conjugou-se em nosso redor, não passando despercebido a ninguém, inclusive à própria cantora, comentando com a sua banda que aquele seria talvez o lugar mais bonito em que tocaram este ano.

Simpática e descontraída, Jessie foi-nos conquistando ao longo de todo o concerto, não só porque a sua música é verdadeiramente boa e fácil de ouvir (no melhor sentido da palavra), mas também pela sua voz singular, que soava límpida e cristalina aos nossos ouvidos. Um misto de soul e de eletrónica, de força e de doçura, de glamour e de simplicidade, que nos aqueceu a alma, numa noite que de fria estava cada vez mais distante.

O reportório, esse, foi vasto, variado e para todos os gostos, bem como os ritmos que pautaram a noite. Houve momentos de silêncio e de contemplação, e outros em que cantámos juntos, abanando os nossos corpos, as nossas mãos. 

O protagonista da noite foi o seu último álbum, do qual pudemos ouvir os seus temas mais badalados como ‘Selfish Love’, ‘Midnight’ e ‘Alone’, mas também algumas canções dos seus anteriores trabalhos nos alegraram a noite. Foi o caso de ‘Champagne Kisses’, ‘Say You Love Me’ e ‘Kind of… Sometimes… Maybe’ de ‘Tough Love’ (2014), e de ‘Running’ e ‘If You’re Never Gonna Move’, do seu primeiro álbum, ‘Devotion’ (2012).

A somar a este bem recheado set, tivemos ainda direito a uma versão à capela de 'What You Won't Do for Love' (original de Bobby Caldwell) e ao maravilhoso e sincero ‘Wildest Moments’ no final. 

O que ficou a faltar? Talvez um encore, que suavizasse um bocadinho a despedida agridoce, nesta noite especial. À parte disso, partimos felizes e serenos, e certamente com boas recordações para guardar.

Estava de facto uma noite maravilhosa… Jessie, esperemos que desta vez não hesites tanto em regressar.


Setlist:
01. Sam
02. Your Domino
03. Running
04. Champagne Kisses
05. Thinking About You
06. Alone
07. Selfish Love
08. No to Love
09. Kind of…Sometimes…Maybe
10. Something Inside
11. What You Won't Do for Love
12. If You're Never Gonna Move
13. Last of the True Believers
14. Midnight
15. Want Your Feeling
16. Say You Love Me
17. Wildest Moments

Sem comentários:

Enviar um comentário