sexta-feira, 5 de julho de 2013

Presente inesperado



Há uns dias atrás recebi um presente inesperado. 

Talvez por ter sido inesperado, tenha sido tão bom recebê-lo… mas não, não creio que seja só isso. À parte de música ser uma das melhores coisas que me podem oferecer, foi bom recebê-lo porque sei que teve significado para mim e para a pessoa que mo deu. 

Agora que se aproxima o primeiro aniversário do Groove your Soul, faço mais uma retrospectiva (aquilo que tenho feito ao longo do ano sempre que coisas boas me acontecem), olho para trás e vejo a quantidade de “presentes” que a música me tem dado e as pessoas fantásticas que se têm aproximado de mim… e são gestos tão simples e genuínos como este, que trazem brilho à minha vida e à minha pessoa.

O meu presente foi, nada mais, nada menos, do que a colecção de vinis de uma vida!
Que honra! - Antes de mais, é o que me apetece dizer! Mas não é apenas uma honra, é também um prazer, uma delicia, uma alegria enorme receber estes vinis que, certamente, foram confidentes, contadores de histórias e companheiros desta pessoa e chegam agora às minhas mãos, para daqui em diante me acompanharem a mim.

É com enorme carinho que os recebo, pois sei que foi também com igual carinho e alguma admiração que me foram oferecidos. É muito bom quando as pessoas que nos rodeiam, além de gostarem em nós e acreditarem em nós, fazerem questão também de demonstrá-lo. Eu sinto-me abençoada, pois tenho tido essas pessoas ao longo da vida, que me empurram a seguir em frente, com algo tão simples como é acreditarem em mim. Reconheço-me valor, mas sei o papel importante de algumas pessoas que me ajudaram a crescer, a lutar por fazer aquilo que gosto e, mais importante, a acreditar em mim. Agradeço-lhes de tempos a tempos, fazendo questão que elas saibam que eu não me esqueço disso e do quão preciosas elas são para mim. Na verdade, penso que disso se trata aquilo que habitualmente designamos por amizade. Dar e receber.

Pois bem, voltando aos meus vinis, é claro que no meio de dezenas de vinis, houve uns que me despertaram mais o interesse (e o ouvido) do que outros! O primeiro foi precisamente o da fotografia acima – Roberta Flack!

Fiquei muito contente por descobrir este vinil pois não tinha nenhum disco desta cantora e era algo pelo qual ansiava. Mas ainda, por tratar-se do “Quiet Fire” (de 1971), que tem esta música que eu adoro – “Bridge over Troubled Water”.



Embora o disco não tenha algumas das músicas que tornaram esta cantora mais conhecida, tais como "Killing Me Softly with His Song" ou "Feel Like Makin' Love”, todo o álbum é maravilhoso, daqueles que apetece ouvir numa noite quente de verão, sem pressas… e talvez porque o estou a ouvir agora, destaco também outro tema que me conquistou desde o primeiro minuto – “To Love Somebody”.



Outra senhora que adorei receber na minha colecção foi a inigualável, Elis Regina! Desta feita, o seu álbum ao vivo em Monteux (1979). 
Que leveza de voz e que personalidade forte! Foi outro deleite ouvir este álbum.




Mas as senhoras  de peso não ficam por aqui! Temos ainda Aretha Franklin, Shirley Bassey, Rita Lee, Tracy Chapman e a emblemática Janis Joplin, entre outras.
 



E os senhores, perguntam vocês??

É claro que os senhores também estão bem presentes nesta colecção e até em maioria!

O primeiro que me despertou a atenção foi umas das estrelas da editora Stax, que também não constava na minha discoteca – Isaac Hayes – músico, cantor e compositor talentosíssimo, detentor de uma voz grave, quente e envolvente, famoso também por algumas trilhas sonoras que compôs para o cinema, como foi o caso de “Shaft”, pelo qual venceu o Óscar para melhor canção original.



Mas quem também muito se assemelha a Isaac Hayes, pois gosta de conversar connosco nas suas canções, numa voz igualmente grave e sensual, é o meu querido Mister Love, o qual também já mereceu o seu post neste blogue, o grande e único – Barry White!

E embora ele também tenha uma magnifica versão da canção anterior, foi o disco “Is This Whatcha Wont?” que me foi presenteado, do qual faz parte o tema que se segue.




E este? Este também lá estava e o mais engraçado é que comprei um igual há cerca de duas semanas, numa feira… (se eu soubesse!!)




Mas as “pérolas” não acabam por aqui! Mais um que está ON repeat cá em casa…




E a juntar a estes, tantos outros que ainda tenho por ouvir, saborear, descobrir… Bob Marley, Frank Sinatra, Ray Charles, Otis Redding, Bob Dylan, Neil Young, Lou Reed…

OBRIGADA!!
É com a alma cheia de gratidão que me despeço hoje! 

Sem comentários:

Enviar um comentário